Como investir em Petróleo – 3 formas de lucrar com o Petróleo

A quebra no consumo global de petróleo provocada pela pandemia de Covid-19 fez com que, pela primeira vez na história, os contratos de futuros de petróleo a ser negociados em valores negativos, isto é, os traders ao comprar contratos negativos estavam a receber dinheiro.

Na realidade, quase todos os anos há uma crise, um conflito no Médio Oriente ou outro evento qualquer que faz o preço do petróleo aumentar ou cair a pico. Portanto, sabemos que é uma questão de tempo, o surgimento de novas oportunidades para ganhar dinheiro com a variação do preço de petróleo.

Neste capítulo, vamos abordar sobre os fatores que fazem oscilar o preço de petróleo, as melhores formas de lucrar com a volatilidade do preço de petróleo e as suas vantagens e desvantagens.




Fatores que influenciam o preço do Petróleo

Antes de abordar sobre como investir em petróleo, é importante referir os fatores que fazem o preço do petróleo subir ou descer, para que possa estar preparado, pois as oportunidades de beneficiar com a variação do preço de petróleo surge com alguma frequência.

O preço do Petróleo sobe quando:

– reduz a produção (oferta);

– aumenta a procura;

– dólar desvaloriza;

– há grandes ataques a refinarias;

Enquanto o preço do petróleo desce quando:

– diminui a procura;

– há guerra de preços entre países produtores;

– falta espaços de armazenamento;






3 formas de investir em Petróleo

Agora que já conhece os fatores que fazem variar o preço do petróleo, conheça, de seguida, as melhores formas de investir no petróleo.


1. Investir em Ações de Empresas do Setor de Petróleo

Uma das formas mais simples de investir no petróleo, é investir em empresas ligadas ao setor de petróleo, desde a extração a outras fases de produção de petróleo. Esta opção passa por negociar ações de empresas ligadas ao setor petrolífero. É uma das formas mais simples de investir e rentabilizar o seu capital com o petróleo, sobretudo porque existem muitas empresas relacionadas com o petróleo cotadas em Bolsas de Valores.

As vantagens deste tipo de investimento são as seguintes: a exposição ao setor do petróleo sem estar diretamente exposto ao preço do ativo; bons resultados financeiros da empresa, proporcionados por um aumento da procura valorizam as ações; elevado liquidez no mercado que facilita as transações. Enquanto as suas desvantagens são: a volatilidade do preço das ações causada por oscilações na produção ou na procura do petróleo; a má situação financeira da empresa cotada, vai ter impacto negativo, mesmo que o setor do petróleo esteja em alta.

Estas são apenas algumas das empresas ligadas ao setor do petróleo:

– Exxon Mobile Corp (NYSE: XOM)

– Kinder Morgan Inc (NYSE: KMI)

– ConocoPhillips (NYSE: COP)

– Galp Energia SGPS SA (PSI20: GALP)

– BP Plc (LON: BP)

– Royal Dutch Shell (AMS: RDSA)

– Total S.A. (EPA: FP)

Pode encontrar muito mais empresas em sites como o Yahoo Finance ou o Finviz, consultando ações por setor, o que torna mais fácil de encontrar todas as ações ligadas ao setor do petróleo.
Pode negociar em ações na DEGIRO

2. Negociar Futuros do Petróleo

A segunda opção é negociar contratos de futuros do petróleo. Esta opção permite ao investidor estar diretamente exposto às oscilações do preço desta matéria-prima. O seu valor está diretamente associado à cotação do barril de petróleo nos mercados. Esta forma de investir no petróleo é utilizada por muitos investidores e traders, que mantêm posição aberta durante um ou vários dias.

Existem 2 preços do petróleo nos mercados internacionais: o Brent Crude Oil e o WTI Crude Oil. O preço do Brent Crude Oil serve de referência para a Europa, enquanto o preço do WTI Crude Oil é o preço de referência dos EUA e muitos outros países. Em abril de 2020, quando os contratos de futuros de petróleo desceram para valores negativos, foram os contratos afetos ao WTI Crude Oil. Geralmente o preço do WTI Crude Oil é muito mais volátil do que o Brent Crude Oil.

Esta opção de investimento é sobretudo vantajosa a curto prazo, fechar a posição em poucos dias ou mesmo no próprio dia, uma vez, que as posições estão expostas a alavancagem. Assim sendo, é fundamental a gestão individual de risco. Nunca é demais relembrar, que não deve abrir posições demasiado grandes em relação à sua conta e deve usar sempre um take profit e stop loss.

Algumas das corretoras onde pode negociar os contratos de futuros de petróleo: XTB e eToro.

3. Investir em ETFs de Petróleo

Por fim, investir em petróleo, através de Exchange Traded Funds (ETFs) relacionados com o setor petrolífero. Como os ETFs são fundos transacionados na bolsa de valores, o investidor pode acompanhar o performance diário da sua cotação, assim como pode fechar a sua posição a qualquer momento. As corretoras cobram uma comissão de transação e, normalmente um valor relativamente baixo.

As vantagens de investir em ETFs de petróleo são: replicar o desempenho do setor; ideal para quem investe a médio ou longo prazo. Enquanto as desvantagens podem ser: o impacto negativo no ETF das ações de empresas do setor em dificuldades.

Podem negociar ETFs de petróleo em várias corretoras, tais como XTB e eToro. Estes que se seguem são apenas alguns exemplos de ETFs relacionados ao setor petrolífero.

– SPDR S&P Oil & Gas Exploration & Production ETF (NYSE: XOP)

– SPDR S&P Oil & Gas Equipment & Services (NYSE: XES)

– iShares S&P GSCI Commodity Indexed Trust (NYSE: GSG)

As suas decisões de investimento devem ser tomadas de acordo com as condições atuais do mercado e não no tipo de mercado em que gostaria de estar. Muitas vezes os investidores esquecem-se disso e acabam por fazer o contrário.

Seja qual for a sua decisão para o próximo investimento, deve sempre diversificar a sua carteira de investimento. Ao diversificar, está mais próximo de garantir que o seu capital continue a rentabilizar, mesmo que um ou outro ativo acabe por gerar perdas.

Note-se, no entanto, que este conteúdo é puramente de caráter educacional. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Investir envolve risco de perdas de capital investido, portanto, cada investidor deve fazer sempre o seu trabalho de análise, criar a sua estratégia e investir em concordância.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo