A Receita Para Ter Uma Vida Financeira Saudável (ebook)

Poupar é fundamental, seja para criar uma “almofada financeira” que nos permita fazer face a momentos de maior incerteza, seja para concretizar os seus maiores sonhos.

Por outro lado, não é menos verdade que, atualmente, ninguém enriquece só das suas poupanças. E é aí que entra a palavra investimento que tanto receio levanta em muitas pessoas.

Descarregue gratuitamente o ebook Aqui

Este ebook está dividido em duas partes – Poupança e Investimentos, de forma a melhor separar os conceitos que são a base de todas as estratégias de investimento, mas que podem ter pesos mais ou menos importantes no seu plano de investimento.

Uma vida financeira saudável necessita destas duas componentes. O pilar de uma vida financeira estável é a poupança, pois é a partir daí que criamos as condições para desenvolver o nosso plano de investimento. Mas a poupança não implica necessariamente o investimento. Podemos poupar para comprar aquele telemóvel que tanto queríamos, para comprar o nosso carro de sonho ou até para fazer aquela viagem paradisíaca que nunca julgámos ser possível. A poupança é, na sua vertente mais pura, uma utilização regrada do nosso dinheiro hoje, para que nos seja possível gastá-lo no futuro.
            Na vertente do investimento temos muitas possibilidades em variadíssimas áreas. Apesar da sua abrangência, a sua aplicação é sempre igual. É necessário conhecer bem o mercado onde queremos investir, fazer um estudo do investimento no qual temos interesse e, após ponderação e ciente dos riscos inerentes, avançar. Escolhido o segmento onde queremos investir e tendo por base o nosso perfil de investidor, há todo um leque de produtos e mercados nos quais podemos investir, desde “simples” depósitos bancários a investimentos em ações, fundos de investimento, produtos derivados, escolhendo o mercado imobiliário ou até a criação do seu próprio negócio. Tudo dependerá de si.

Neste ebook, escolhemos uma seleção de artigos que fomos desenvolvendo ao longo do tempo para o site TuaEconomia.com e apresentamo-los aqui, de forma estruturada. Este livro é bastante abrangente e informativo para quem tem interesse em ter uma vida financeira controlada e equilibrada.


Descarregue gratuitamente o ebook Aqui


Glossário

Ação – Título que representa uma fração do capital social de uma empresa.

ADR (American Depositary Receipt) – Certificado emitido por bancos norte-americanos, que representa ações de empresas sediadas fora dos EUA. As ações ADR são negociadas normalmente em bolsa dos EUA

Alavancagem – Utilização de fundos emprestados para obter retorno.

Balanço – Demonstração financeira que apresenta os ativos, passivos e capitais próprios de uma empresa, num dado momento.

Bear Market – Longo período de tempo em que o preço dos ativos cai consistentemente.

Bitcoin – É uma criptomoeda descentralizada, sendo a primeira a ser criada.

Bull Market – Longo período de tempo em que o preço dos ativos sobe consistentemente.

Capitais Próprios – É o valor líquido do Balanço, ou seja, é igual os ativos menos os passivos.

Compounding/Capitalização – Investimento que valoriza o reinvestimento dos juros/dividendos, gerando rendimentos adicionais.

Cash-flow – Fluxo de dinheiro proveniente da atividade operacional da empresa.

CFD (Contract for Difference) – Instrumento financeiro derivado cujo preço é baseado num outro ativo subjacente, e criado por uma corretora

Criptommoeda – Moedas digitais que possuem um certo valor monetário e podem ser descentralizadas ou centralizadas, utilizando a tecnologia de blockchain e a criptografia.

Cupão – Juro pago por uma obrigação.

Data Ex-dividendo – Data a partir da qual as ações da empresa passam a negociar sem dar o direito ao recebimento de dividendos. Normalmente, nesse dia o preço da ação ajusta-se em baixa, aproximadamente o valor líquido do dividendo.

Demonstração de Resultados – Demonstração financeira que detalha os proveitos e custos gerados por uma empresa ao longo de um trimestre/ano de atividade.

Dividendos – Distribuição de uma parte ou totalidade dos lucros da empresa aos seus acionistas (trimestral ou anualmente) como forma de remuneração.

ETF (Exchange Traded Fund) – Fundo transacionado em bolsa e procura replicar a performance de outro ativo: índice, matéria-prima, etc.

Independência Financeira – É alcançada quando uma pessoa acumula um determinado valor de patrimônio, que é suficiente para financiar todas as suas necessidades ao longo da vida.

Índice Bolsista – Valor que traduz a tendência geral de um determinado conjunto de ações (por país, região, ou setor), através de uma média das subidas e das descidas.

Inflação – Subida contínua e generalizada dos preços de bens e serviços numa economia.

IPO (Initial Public Offering) – Oferta pública inicial é quando a empresa começa a negociar as suas ações em bolsa pela primeira vez.

Liberdade Financeira – É alcançada por uma pessoa quando torna-se possível tomar todas as suas decisões associadas ao dinheiro com maior tranquilidade, ou seja, maior poder para decidir o que fazer com o seu tempo.

Liquidez – Capacidade de comprar ou vender um ativo facilmente e com rapidez, sem afetar o seu preço de mercado, ou seja, converter facilmente o investimento em dinheiro.

Market Cap – Valor de mercado dos capitais próprios de uma empresa (Market Cap = Preço de mercado da Ação x Nº. total de ações em bolsa).

NFT (Non-Fungible Token) – Um tipo de token criptográfico que representa algo único.

Obrigação – Título de dívida emitido por uma empresa ou Estado, que certifica que o detentor da obrigação lhe concedeu um empréstimo.

Opção – Contrato que concede ao investidor o direito, mas não a obrigação de comprar ou vender um ativo (ex: ações) numa data e preço predeterminados.

Produtos derivados – Instrumentos financeiros cujo valor deriva de um outro ativo subjacente (ex: opções, futuros e swaps).

Recompra de ações – Processo de remuneração aos acionistas, através do qual uma empresa recompra as ações próprias.

Reverse Stock Split – Empresa reduz o número de ações em circulação, emitindo novas ações de maior valor para substituir as atuais, segundo um rácio predeterminado, mantendo o valor da empresa em bolsa.

Risco de Crédito – Risco de que uma determinada empresa não pague as suas dívidas.

Short selling – Estratégia de negociação que consiste na venda de um ativo emprestado, para especular a queda do preço do ativo, e o investidor lucrará se o preço descer.

SPAC (Special-purpose Acquisition Company) – “Empresa de cheque em branco” é uma empresa sem atividade criada com o propósito de adquirir uma outra empresa com atividade.

Spin-Off – Dissociar uma parte da empresa, para criar uma empresa separada, através da emissão de novas ações.

Valor Intrínseco – Estimativa de valor real da empresa com base na sua capacidade de gerar fluxos de caixa, que possam ser distribuídos aos seus acionistas.

Volatilidade – Medida estatística de dispersão da rendibilidade de um investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo