Aumento da Popularidade de Podcasts

A popularidade dos Podcasts tem aumentado drasticamente nos últimos anos. Mas porquê? Quais as razões para este súbito crescimento de popularidade em algo que existe já há tanto tempo?

Numa sociedade em que o tempo é algo extremamente precioso. Procuramos sempre maneiras de optimizar a maneira que gastamos o nosso tempo.
Verdade seja dita, Podcasts são a união perfeita entre entretenimento e multitasking. O ouvinte pode estar a fazer uma atividade qualquer e ao mesmo tempo pode estar a ouvir um podcast sobre a Batalha de Stalingrado na Segunda Guerra Mundial. É matar dois coelhos de uma cajadada.


Origem do Podcast

Antes de começar a enumerar as diversas razões para esta recente explosão de popularidade, voltemos um pouco atrás aos primórdios.

A origem dos podcasts, na verdade, precede a internet. Durante os anos 80, um dos métodos de partilhar experiências e pensamentos com outras pessoas era ao gravar áudios. Na época desta atividade chamava-se de “audio blogging“. No entanto, por falta de meios de distribuição só 20 anos mais tarde é que o género surgiu.

No início dos anos 2000, com o crescimento da popularidade dos dispositivos de áudio portáteis como o iPod, a ideia de transferir estes “audio blogs” em formato de ficheiro MP3 para um leitor de áudios foi ganhando cada vez mais força.

Em 2003 já era possível transferir os “audio blogs” para o iPod e foi nesse ano que o jornalista Ben Hammersley cunhou o termo “podcasting“, originada a partir da palavra “pod” em “iPod“.

Em 2005 a Apple adicionou oficialmente podcasts ao iTunes Music Library. Em 2005 durante uma entrevista num palco no D3, Steve Jobs demonstrou como qualquer pessoa seria capaz de criar um podcast e de o partilhar com o mundo usando um Mac. Desde de então, muitos podcasts foram criados.


Influência das grandes empresas

Uma das principais razões pelo crescimento em popularidade dos podcasts é devido ao investimento recente de grandes empresas. Reconhecendo a popularidade e o potencial dos podcasts, muitas empresas entraram recentemente no mercado, contribuindo para impulsionar ainda mais a popularidade destes.

Em janeiro de 2019, a Spotify adquiriu a publicadora de podcasts Gimlet Media. Adquirindo mais tarde a Anchor, que fornece uma plataforma tecnológica para ajudar as pessoas criarem podcasts. A Spotify também comprou a Parcast, que produzia podcasts populares sobre conspirações e mistérios não resolvidos. Com estas aquisições a Spotify tornou-se na 2ª maior plataforma de podcasts logo depois da Apple.

Em maio de 2019, a Sony Music anunciou uma colaboração com os criadores de podcasts Adam Davidson e Laura Mayer, com o intuito de produzir e distribuir conteúdo original em formato podcast sobre diversos temas.

Em junho de 2019, Apple anunciou que iria começar a financiar os seus próprios podcasts exclusivos nos seus serviços. Atualmente, a aplicação de podcasts da Apple presente em todos os iPhones é considerado como a aplicação mais popular de podcasts.

No início de 2020, Joe Rogan assinou um acordo de U$100 Milhões com o Spotify para hospedar o podcast dele “Joe Rogan Experience” durante 3 anos na network. Até à data, esta é a maior quantidade de dinheiro paga a um podcaster pelos direitos de distribuição de um show.

Empresas de entretenimento e celebridades também decidiram investir no formato podcast. Muitos artistas e produtores de conteúdo acreditam no potencial deste.

É graças a estes investimentos e outros nos últimos anos que temos observado uma explosão de conteúdo em formato podcast. Atualmente, existem 850,000 podcasts ativos.




Podcasts para todos

A quantidade de escolhas disponíveis contribui de forma gigantesca para o apelo dos Podcasts e para o seu crescimento de popularidade.

Uma grande vantagem do formato podcast é que oferece uma enorme variedade de opções. É possível encontrar facilmente na internet qualquer tópico em formato podcast. O ouvinte tem um fácil acesso a quantidades quase ilimitadas de conhecimento e entretenimento. Em apenas 1 hora, enquanto lava a loiça ou conduz, é possível um leigo se tornar num expert em determinados tópico.

Desde 2005 já foram criados mais de 1,000,000 podcasts em mais de 100 línguas diferentes, com mais de 30 milhões de episódios de conteúdo, a maior parte deles grátis. Surpreendentemente, dois terços destes episódios foram criados só depois de junho de 2018.

Em 2020 as Top 5 categorias mais ouvidas são sociedade&cultura, negócios, comédia, saúde, notícias&política.


Métodos de Monetização

Outra das razões é por causa do possível rendimento proveniente dos diversos métodos de monetização dos podcasts. Podendo ser muito lucrativo caso seja popular o suficiente.

Publicidade

Através de publicidade, podcasts populares podem cobrar aos anunciantes entre U$10 a U$50 por cada 1,000 ouvintes, aproximadamente o dobro ou triplo da taxa habitual para as transmissões de rádio.
A receita de anúnicos para podcasting cresceu 50% entre 2017 e 2018, estima-se que ocorrerá um aumento de 1000% entre 2015 e 2020. Para podcasters com mais de 5000 downloads por mês, existe um mercado em crescimento com companhias dispostas a patrocinar o podcast.

Crowdfunding

Outra opção é crowdfunding, que através de plataformas como o Patreon permite aos ouvintes doarem aos seus criadores de conteúdo favoritos. Esta opção é semelhante ao método de subscrição disponível em certas platformas.

Subscrições

Com o aumento da popularidade dos serviços de streaming e do seu método de subscrição, os podcasts não ficaram para trás nesta onda de progresso. Atualmente, existem diversos podcasts exclusivos de plataformas específicas, onde o acesso é limitado a quem tem subscrição na tal plataforma.


Estatísticas

Apesar de existirem diversos estudos acerca deste fenómeno. Infelizmente, os únicos dados detalhados disponíveis ao público são os que provêm dos EUA. A partir desses dados é possível tirar diversas conclusões tais como:

  • 51% da população americana (aprox. 165 Milhões) já ouviu um podcast.
  • 32% da população americana (aprox. 150 Milhões) ouve pelo menos uma vez por mês um podcast.
  • 22% da população americana (aprox. 13 Milhões) ouvem semanalmente um podcast.
  • 67% da audiência de podcasts tem entre 18 a 44 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo