Moçambique – Investimentos com Futuro

Uma economia em expansão, os mega projetos em áreas estratégicas têm vindo a ser alvo de atenção global. O investimento direto estrangeiro é uma das prioridades do governo de Moçambique.
Com o apoio dos mega projetos, e uma politica expansionista direcionada para a exportação, aumento do consumo privado, erradicação da pobreza, o PIB de Moçambique cresceu entre 2010 e 2012 a uma média de 7,1% ao ano e prevê-se para 2015 um crescimento na ordem dos 8%.

Inúmeras oportunidades de negócio em todos os setores da economia
Os principais projetos de investimento incidem em setores como o alumínio, energia elétrica (especialmente a hidroelétrica), o gás natural, titânio, carvão. No entanto estes mega projetos têm favorecido o crescimento do setor agrícola e gerado um grande boom na construção de infra-estruturas básicas.

Recentes descobertas de gás natural (4ª posição ao nível das reservas
A riqueza neste recurso aliada á estabilidade política alcançada foram o combustível para o progresso conseguido. A descoberta das reservas de gás natural veio desenvolver algumas das zonas geográficas mais esquecidas pela globalização, localizadas num país que esteve entre os dez mais pobres do mundo.

Estrutura demográfica muito jovem (46% da população com idade inferior a 15 anos)
Um país com muita população em idade ativa á procura de um lugar no mercado de trabalho. Apesar de existir ainda alguma escassez de mão-de-obra qualificada, o sistema de ensino, com os recentes aumentos do investimento na educação e com a melhoria da qualidade do Ensino Superior, tal como o aumento de jovens que o frequentam tendem a inverter as estatísticas atuais a médio prazo.

Porta de entrada para a Zona de Comércio Livre da SADC
Investir em Moçambique significa muito mais que estarmos a apostar num mercado de 22 milhões de consumidores. Estamos na verdade perante a oportunidade de aceder a um mercado de 250 milhões de consumidores. Denominado SADC (Southern African Development Community), comunidade constituída por 15 países localizados no sul do continente Africano, na sua maioria ricos em recursos naturais e com realidades de estabilidade política e projeções de crescimento económico. Podemos destacar alguns países como África do Sul (a maior potência do continente) e Angola (mercado emergente).

Para poder obter a informação sobre a documentação necessária e legislação para investir em Moçambique aconselho a consulta do site da Caixa Geral de Depósitos, na área de apoio ás empresas e internacionalização. Se pretende começar por investir á distância e saber os produtos de investimento ideais a SOFID – Sociedade Financeira para o Desenvolvimento tem disponível o Fundo Investimento, especializado e destinado apenas ao mercado moçambicano, participando no financiamento de diversos projetos promovidos por parcerias luso-moçambicanas.

Autor: António Santos

Um comentário em “Moçambique – Investimentos com Futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo