Conta offshore e as suas vantagens

O termo “Offshore” desperta habitualmente nas pessoas a ideia de ilegalidade ou de milionários que escondem o seu dinheiro em bancos privados. Todavia, offshore significa apenas que se encontra fora da sua zona de residência/país, ou seja, qualquer conta bancária aberta noutro país, pode ser considerada uma conta offshore. A grande diferença entre uma conta de um banco local e um banco offshore, reside no aspeto fiscal, isto é, transferir rendimentos e ativos sujeitos à tributação para outro país para poder pagar menos impostos.

Conheça também uma forma simples de poupar nos impostos

Como forma de atrair investimentos, muitos pequenos países oferecem serviços relativos a contas bancárias offshore. Ilhas como Cayman, Bahamas, ou Barbados podem competir com sucesso pelos potenciais clientes desses serviços, com países como Suíça, Bélgica, ou Luxemburgo. Além disso, as leis locais podem limitar ou eliminar as taxas impostas pelas contas bancárias tradicionais. É por isso que algumas empresas e pessoas singulares com posses avultadas, preferem optar por contas offshore em pequenos Estados soberanos, os quais possibilitam o anonimato aos detentores dessas contas.

Durante muito tempo, uma conta bancária offshore foi de facto, um instrumento conveniente para esconder lucros provenientes de atividades ilegais ou lucros de negócios não declarados, em que os serviços análogos ao IRS teriam pouco ou nenhum conhecimento desse dinheiro depositado noutro lado. Os bancos offshore não eram obrigados a reportar à existência dessas contas e os detentores das mesmas poderiam assim, pagar muito menos impostos no país de origem. Contudo, nos últimos anos, as regras em relação às contas bancárias offshore tornaram-se muito mais rígidas. Atualmente, qualquer conta que contenha mais de 1000 dólares, tem de ser reportada ao IRS, independentemente da conta bancária estiver nas Ilhas Cayman ou na Holanda.

Existem também diversas razões financeiras legítimas, que levam as pessoas a ponderarem abrir uma conta offshore.
– Residentes de um país instável a nível político e financeiro, podem preferir uma conta bancária offshore num país estável.
– Pessoas que viajam frequentemente podem também usufruir os benefícios duma conta offshore.

As três principais vantagens associadas a uma conta bancária offshore são:
Segurança – esta é uma vantagem muito importante especialmente para clientes residentes em países inseguros. Uma conta bancária offshore faculta ao cliente um elevado índice de segurança, independentemente do estado em que se encontra o seu país de origem.

Privacidade – é um dos maiores benefícios de ter uma conta bancária offshore, sendo que muitos centros financeiros têm políticas de privacidade que protegem os seus clientes.

Impostos – uma das principais razões para depositar dinheiro em bancos offshore é a possibilidade, em certos casos, de não serem cobrados impostos ou ter impostos muito baixos, não só aos residentes, mas também aos estrangeiros que usam os seus serviços. É o que se denomina de paraísos fiscais.

No que diz respeito a criação de uma conta offshore, o procedimento é em tudo semelhante ao aplicável à abertura de uma conta num banco doméstico, implica o fornecimento de dados pessoais, informação sobre a origem dos fundos, etc.

Atualmente, ainda existe um certo estigma associado ao termo “conta bancária offshore”, por causa de alguns negócios financeiros pouco transparentes, mas não existe nada de ilegal ou de não ético de abrir uma conta offshore por razões legítimas como as citadas acima. Alguns bancos estrangeiros podem requerer um depósito inicial avultado ou outras restrições, porém os benefícios de obrigações fiscais menores ou taxas de juro maiores superam as mesmas. A maior parte das contas estão protegidas por seguradoras internacionais.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Um pensamento em “Conta offshore e as suas vantagens”

  1. Gostaria (fixar) Eu Ronaldo Alves Monteiro de receber 1 salário de R$ 2.550,00 por mês em dinheiro vivo em dinheiro em espécie em minha conta salário 01063-1 e na agência 8769 do Banco Itaú S/A e de receber R$ 2.550,00 por mês em meu Benefício Vitalício Eterno o 05041439180 pertencente a mim Ronaldo Alves Monteiro e de ganhar o meu carro novo 1 Gol Bola ano 2.017 para abençoar ao Motorista A/B Ronaldo Alves Monteiro agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *