6 passos para obter lucro no seu negócio

O maior objetivo de qualquer negócio ou empresário é obter o lucro. Todavia, para que uma empresa, especialmente uma startup, se transforme num negócio sustentável e lucrativo, é preciso muito mais do que a paixão do empresário, é fundamental planear e aplicar com rigor um conjunto indispensável de estratégias.

Confira abaixo seis dicas que podem ajudar-lhe a refletir sobre as suas estratégias para obter lucro no seu negócio:

Cobrar o preço correto
Um dos erros mais comuns cometidos por novos negócios é o de tentar ganhar clientes através de uma redução enorme de preços ou mesmo de oferecer gratuitamente serviços e produtos. Estar a comercializar produtos que nem cobrem os custos, não é a melhor forma para um negócio crescer, pelo contrário, pois o preço a cobrar desde o início deve incluir uma margem de lucro.
Saiba como calcular a margem de lucro (AQUI).

O preço a cobrar tem de ter em conta todos os custos associados, e deve ponderar a sua sustentabilidade a médio longo prazo. Só depois de definir o seu preço é que deve olhar para a concorrência. Se o preço estiver muito acima da concorrência e não consegue diminuí-lo, deve tentar vendê-lo, investindo num produto diferenciador, em estratégias de marketing e em dar mais opções aos clientes.

É normal as pequenas empresas cobrar mais pelos seus produtos/serviços, os quais têm geralmente um custo unitário superior, mas têm também mais qualidade que os outros. É nesta diferença de qualidade que pode levar os consumidores estarem dispostos a adquirir artigo/serviço semelhante mais caro, pelo que se deve ter em conta o rácio qualidade/preço.

Escolher público-alvo
Uma empresa necessita de trabalhar com o tipo de cliente certo, e cobrar o preço correto ajuda a chegar ao seu público-alvo. O tipo certo de cliente para o seu negócio é aquele que intuitivamente percebe que o seu produto lhe oferece a melhor opção, que tem o dinheiro para lhe pagar, e que ainda lhe permite fidelizar enquanto cliente. Estes clientes podem ainda fazer publicidade ao seu negócio com amigos, familiares e colegas.

Na fase comercial, você tem de ver o cliente como alguém que tem uma necessidade que precisa que a mesma seja satisfeita. Quanto mais conseguir colmatar estas necessidades, mais sucesso terá nas vendas e aumentará o lucro.

Definir margem de lucro
Para um pequeno negócio obter lucro, é fundamental definir uma boa margem de lucro. Faça uma pesquisa detalhada de mercado para saber que tipo de margens pode ambicionar para o seu produto.

Pode eventualmente pensar que pode ter uma margem mais reduzida e lucrar, caso consiga efetuar um bom volume de vendas. Contudo, é necessário ponderar muito bem nesta questão, pois esse lucro pode não ser suficiente para a viabilidade financeira do seu negócio.

Fluxo de caixa
O fluxo de caixa também tem um contributo importante para o lucro. Isto significa encontrar clientes que pagam a tempo e a horas. Um dos segredos para o fluxo de caixa é o de cobrar o preço certo aos clientes. O preço certo é aquele que tem uma margem decente e simultaneamente é fácil de vender. Os clientes certos pagarão um pouco mais por algo especial que tenha para oferecer e, além disso, pagarão a tempo.

Não pense no futuro, antes de preparar o presente. É mais importante o dinheiro que você tem no banco do que potenciais vendas no futuro. Para aumentar o dinheiro no banco, concentre-se em construir um produto ou serviço que é fácil de vender a um cliente ideal. Lembre-se de não fazer um preço artificial insustentável e consequente redução de margem do lucro.

Pesquisar sobre o nicho de mercado
É também importante pesquisar e ponderar bem sobre o nicho de mercado em que vai apostar e se o mesmo tem procura. Certifique-se que não tem um número excessivo de concorrêntes. O ideal seria apostar num nicho com pouca oferta e com muita procura, o que significaria grandes lucros.

Qualidade de atendimento
Muitos clientes optam e pagam mais por um determinado bem ou serviço, quando a qualidade de atendimento é muito boa. Além disso, muito bons serviços de atendimento permitem fidelizar o cliente pelo que, além de estar a vender e a obter lucros no presente, está também a garantir o futuro de uma forma equilibrada. Caso não tenha uma boa qualidade de atendimento, dificilmente poderá obter lucro.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *