Saiba como recrutar voluntários para a sua organização

Abrir as portas da sua organização ao trabalho voluntário poderá obrigar a planeamento e requer tempo, energia, criatividade e persistência. Conheça sete estratégias possíveis para recrutar voluntários:

Definir uma política de voluntariado – O primeiro passo é estipular uma política de voluntariado, tomar decisões como que despesas serão suportadas, quais os seguros a conceder, as regras de saúde e segurança, os benefícios sociais, etc…

Criar o perfil do voluntário – O passo seguinte é traçar um perfil para os voluntários da sua organização. Pense na faixa etária adequada para os trabalhos a realizar, nas qualidades humanas a possuir, na proximidade do local, entre outros critérios. O critério de localização é muito importante para este tipo de recrutamento.

Divulgar o anúncio – Divulgue o anúncio de voluntariado exaustivamente. Recorra à imprensa local, coloque folhetos em locais estratégicos, aposte nas redes sociais e recolha testemunhos de antigos voluntários.
A mensagem dos seus anúncios de recrutamento deverá ser clara e sintética, apresentando a organização e explicando a sua missão. A informação deverá abordar as tarefas a desempenhar e a duração do trabalho, além dos aspetos relacionados com a formação e os apoios.

Eliminar barreiras – A maioria dos portugueses nunca exerceram trabalho voluntário porque nunca foram proativos na pesquisa de uma oportunidade, têm dúvidas sobre os direitos e deveres do voluntário ou nunca foram convidados por uma organização. As organizações deverão esclarecer e/ou encontrar soluções para ultrapassar estas barreiras.

Marcar sessões para incentivar a adesão – Faça apresentações do programa, o que é desejado dos voluntários e o que lhes é oferecido. Convide antigos voluntários para estar nessas sessões, para incentivar os novos, e aproveite para entregar fichas de candidatura às pessoas interessadas.

Não discriminar – Recrute voluntários de todos os géneros, etnias, faixas etárias e mesmo pessoas com deficiência podem ajudar. Deve recrutar com base nas competências de cada candidato.

Selecionar – No processo de seleção, tenha à sua disposição formulários de candidatura, faça entrevistas e proporcione igualdade de oportunidades, selecionando os candidatos que lhe pareçam mais capazes, dinâmicos e positivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo