Saiba como economizar dinheiro ganhando pouco

Devido aos efeitos da crise, as famílias têm à sua disposição um orçamento cada vez mais apertado. Neste sentido, é fundamental saber como economizar dinheiro quando o rendimento mensal é pequeno. A primeira coisa que as pessoas têm de ter em conta é quanto dinheiro está a entrar e quanto está a sair, de forma a não estar a gastar acima das suas possibilidades.

Se ganha pouco e tem mesmo de apertar o cinto, conheça de seguida nove dicas sobre como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco, que lhe podem ser muito úteis.


Corte os extras

Num orçamento reduzido, não é possível continuar a ter extras. Faça uma análise do que são os bens essenciais e do que são os extras. Comer fora quando pode fazê-lo em casa ou comprar produtos que não precisa, são apenas algumas das situações onde pode evitar para poupar dinheiro.

Poupe na renda da casa

Geralmente, a renda da casa é a maior parcela de despesa mensal que as pessoas têm. Se vive sozinho numa casa, pondere dividir este espaço com mais pessoas. Existem muitas pessoas que dividem apartamentos. O dinheiro que irá poupar com a renda compensa a perda de privacidade.

Saiba também como negociar a renda da casa com o senhorio.

Utilize transportes públicos

Andar de carro até pode ser mais cómodo e mais fácil de chegar a determinados destinos, mas se ganha pouco, terá que optar por andar de transportes públicos, o que fica muito mais barato e isso se reflete em poupança no final de cada mês.

Compre em segunda mão

Sempre que for possível, compre em segunda mão, desde carro, mobiliário, ferramentas, roupas, etc. É cada vez mais frequente encontrar lojas de artigos em segunda mão. Muitas vezes, familiares e amigos têm mobiliário de que não necessitam e que podem dar. Compre somente o que realmente necessita.

Economize dinheiro para comprar

Quando precisar de investir em determinados bens, analise o seu orçamento familiar e veja que folga tem mensalmente para ir juntando para comprar o que precisa. É preferível ir juntando o dinheiro numa gestão equilibrada e controlada por si, do que meter-se em prestações.

Evite utilizar cartão de crédito

Se começar a utilizar o cartão de crédito, poderá perder mais facilmente o domínio das suas despesas. Outra das desvantagens é o facto de que, quem utiliza cartão de crédito, não percebe efetivamente quanto dinheiro sobra ao fim do mês que poderá ser economizado.

Arranje um trabalho extra

Se você já se encontra empregado a full-time, pondere acumular o mesmo com um trabalho a part-time ao fim de semana ou em horário pós-laboral. Mesmo que seja só por algum tempo, poderá economizar muito mais dinheiro que lhe será útil no futuro.

Eduque os seus filhos para poupar

É também importante que os seus filhos aprendam não só a poupar, assim como que custos estão associados aos artigo que gostassem de ter e de como custa ganhar esse valor. Quando as crianças tiverem a noção do custo das coisas, pedir-lhe-ão muito menos vezes para comprar coisas. Saiba como ensinar os seus filhos a lidar com o dinheiro (AQUI).

Faça o seu próprio plano e siga-o

Construa um plano adequado para si e siga-o com determinação. Não siga o que os outros estão a fazer e não se endivide como os outros. A única dívida que faz sentido de ter é relativo à sua casa, o crédito à habitação. Tente evitar a acumular outras dívidas, pois estas irão constituir um grande enfado para o seu orçamento familiar.

É fundamental que seja determinado a seguir o seu plano de poupança. Se você não tiver vontade nem determinação, nenhuma dica será útil para poupar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo