Como negociar a renda da casa com o senhorio

A renda de uma casa é uma das despesas mais importantes no orçamento familiar. Por isso, tudo o que puder fazer para negociar esse valor será positivo para as suas contas. No entanto, tal como você quer baixar o valor da renda, também o senhorio quer mantê-la ou até subir. É por isso importante conhecer algumas dicas para o ajudar a negociar o contrato de arrendamento com o senhorio.

Para conseguir negociar a renda da sua casa com o senhorio é essencial estar na posse de todas as informações importantes, para que dessa forma possa argumentar de uma forma eficaz. Conheça de seguida várias dicas essenciais para conseguir negociar a renda da sua casa com sucesso.

O valor da renda não pode apenas basear-se na localização do imóvel e na sua tipologia. O estado do imóvel pode também ser usado para negociar o valor da renda. Dessa forma, verifique e enumere todos os defeitos da casa e nos equipamentos, as obras necessárias, e ainda, falta de estruturas como garagem ou elevador. Todos estes pontos podem ser usados como argumentos na hora de renegociar o valor da sua renda.

Não são poucos os senhorios que preferem uma renda mais baixa mas mais segura e duradoura, a uma renda mais alta mas temporária. Assim, se aceitar realizar um contrato a longo termo (a duração pode ser negociada entre ambos), o senhorio fica bem mais descansado sobre o pagamento da rendas, bem como da segurança de ter um rendimento durante um período alargado de tempo. É um excelente argumento para convencer o senhorio a baixar a renda, ou então, para manter o valor mas com direito a um ou mais meses de renda gratuita.

O inquilino e o senhorio podem estipular entre si quem assegura o pagamento das despesas extra. Estas incluem a luz, a água, o gás, o condomínio, o IMI (imposto municipal sobre imóveis), e nalguns casos, mesmo a internet. Se nada estiver definido no contrato, tudo o que sejam despesas correntes, são pagas pelo inquilino. Já as despesas com administração e áreas comuns ficam por conta do senhorio. Se este não quiser baixar a sua renda, pode negociar com ele o pagamento de algumas das suas despesas extra. Dessa forma, o seu encargo mensal reduz, mesmo que a renda se mantenha.

Por fim, não há melhor argumento para conseguir reduzir o valor da sua renda como a “ameaça” de que se vai mudar para um imóvel com as mesmas características nessa zona, mas com um preço mais baixo. Mas para isso terá de conhecer as alternativas que existem na sua área, conhecendo imóveis para arrendar e respetivos preços. Existindo alternativas credíveis e dentro daquilo que pretende, torna-se mais fácil para si negociar com o seu senhorio. Faça por isso uma pesquisa online sobre os imóveis com as características semelhantes do seu, de modo a conhecer os senhorios dessa área, bem como o preço médio pedido.

Conheça também as vantagens de viver numa casa arrendada

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *