Seguro Automóvel

O seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório por lei e tem a função de garantir a responsabilidade do proprietário/condutor da viatura pelos danos causados a terceiros, bem como pela reparação dos mesmos. Para proteger os interesses dos lesados, que têm direito a que os seus prejuízos sejam indemnizados, independentemente do responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para pagar,

Caso um condutor/proprietário não tenha um seguro automóvel, o que é punível por lei, a sua viatura pode ser apreendida. Além disso, pode ainda pagar uma coima.

No caso de ocorrer um sinistro, que envolve uma viatura sem seguro, o condutor da mesma pode estar sujeito a ter de pagar uma indemnização e incorrer em responsabilidades muito graves. Nesta situação, existe o Fundo de Garantia Automóvel, que garante o pagamento de indemnizações devidas por danos materiais e/ou corporais resultantes de acidentes de viação causados por viaturas que não têm o respectivo seguro obrigatório por lei.

Uma pequena percentagem dos prémios pagos pelos tomadores de seguro automóvel as seguradoras, é destinado ao Fundo de Garantia Automóvel.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *