Dicas para o ajudar a definir metas para a sua carreira

Planeamento é uma das palavras-chave que fazem a diferença entre atingir ou não o sucesso profissional ao longo da sua vida. E um dos aspetos essenciais num correto planeamento da carreira é a definição de metas. Estas irão ser marcos que o orientarão ao longo da sua vida profissional. Porque ter objetivos claros sobre o que pretende alcançar irá ajudá-lo a ter uma visão a curto, médio e longo prazo, do seu percurso. Além disso, trabalhar com metas bem definidas torna-o mais focado e motivado, promovendo ainda a colocação e utilização eficiente das suas capacidades.

Contudo, definir objetivos de carreira não deve ser feito de ânimo leve. Metas orientadoras para a sua carreira profissional não podem limitar-se a ser uma simples lista de desejos. Para o ajudar a definir metas objetivas e criteriosas para a sua carreira, deixamos várias dicas que consideramos essenciais. Saiba mais.

Dicas para a definição de objetivos para a carreira

Criar metas globais, objetivos parciais, analisar competências e capacidades, avaliar a exequibilidade, etc., são tudo aspetos a ter em conta quando definir o que pretende alcançar na sua carreira. Conheça de seguida várias dicas que o vão ajudar.

Dica 1 – Comece por criar uma visão abrangente e global daquilo que pretende atingir ao longo da sua carreira. Essa visão permitirá definir uma linha orientadora que irá unir todos as metas.

Dica 2 – Após a definição das principais metas, a tal visão global de que falamos no ponto anterior, deve então criar um conjunto de objetivos para cada uma delas. Ou seja, vários patamares que deverá alcançar de modo a chegar ao objetivo final. Estes patamares permitirão mais facilmente manter-se motivado, e ao mesmo tempo, facilita a visualização do seu progresso.

Dica 3 – Não vale a pena escolher objetivos pouco claros. Exemplos: “ser rico”, “ser o dono de uma empresa”, etc. Seja específico. Se pretende atingir um determinado patamar numa empresa, deve ser claro sobre que patamar é esse.

Dica 4 – Definir metas para a sua carreira não é o mesmo que criar uma lista de desejos. Deve analisar muito bem as suas competências, as suas capacidades e os seus recursos, e depois, tendo isso em conta, definir uma meta realista.

Dica 5 – Definir metas sem estabelecer um prazo é geralmente meio caminho andado para o seu não cumprimento. Defina uma meta temporal, que seja realista mas não seja demasiado descontraída. Esse prazo deve ser exequível, mas ao mesmo tempo, deve estimulá-lo a avançar. Estabeleça ainda uma linha temporal, onde o prazo para cada um dos objetivos parciais esteja bem definido.

Dica 6 – A vida não é feita apenas de trabalho, e por mais que deseje o sucesso profissional, e este seja importante para a vida pessoal, isso não signifique que deva ser a sua prioridade máxima. Afinal, o equilíbrio é a palavra-chave para o bem-estar emocional e familiar. Como tal, defina um plano ambicioso, mas que nunca coloque em causa o tempo com a sua família.

Siga estas dicas e conseguirá definir claramente o que pretende na sua carreira e como atingir essas metas.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *