Dicas para o ajudar a definir metas para a sua carreira

O planeamento é uma das palavras-chave que faz toda diferença entre atingir ou não atingir o sucesso profissional ao longo da sua vida. E um dos aspetos essenciais no planeamento de uma carreira é a definição de metas. Estas metas irão orienta-lo ao longo da sua vida profissional. Porque ter objetivos claros sobre o que pretende alcançar, irá ajudá-lo a ter uma visão a curto, médio e longo prazo do seu percurso. Além disso, trabalhar com metas bem definidas torna-lhe mais focado e motivado, promovendo ainda a utilização mais eficiente das suas capacidades.

Contudo, definir objetivos de carreira não deve ser feito do ânimo leve. As metas orientadoras para a sua carreira profissional não devem limitar-se a ser uma simples lista de desejos. Para o ajudar a definir metas objetivas e criteriosas para a sua carreira, deixamos-lhe neste artigo várias dicas que consideramos essenciais.

Dicas para a definição de objetivos para a carreira profissional

Criar metas globais, objetivos parciais, analisar competências e capacidades, avaliar a exequibilidade, etc. Tudo isto são aspetos a ter em conta quando você define o que pretende alcançar na sua carreira. Conheça de seguida várias dicas que o vão ajudar.

Dica 1 – Comece por criar uma visão abrangente e geral daquilo que pretende atingir ao longo da sua carreira profissional. Essa visão permitir-lhe-á definir uma linha orientadora que irá unir todas as metas.

Dica 2 – Após a definição das principais metas, a tal visão geral de que falamos no ponto anterior, deve então criar um conjunto de objetivos para cada uma delas. Isto é, vários patamares que você deverá alcançar, de modo a chegar ao objetivo final. Estes patamares permitirão mais facilmente manter-se motivado e ao mesmo tempo, facilita a perceção do seu progresso.

Dica 3 – Não vale a pena escolher objetivos pouco claros, tais como “ser rico”, “ser o dono de uma empresa”, etc. Seja específico. Se você pretende alcançar um determinado cargo numa empresa, deve ser claro sobre qual é esse cargo.

Dica 4 – Definir metas para a sua carreira não é o mesmo que criar uma lista de desejos. Deve analisar muito bem as suas competências, as suas capacidades e os seus recursos e, só depois de ter tudo isso em conta, é que você vai definir uma meta realista. Deve ponderar também a realização de eventuais cursos de formação complementares, de modo a reforçar o seu currículo académico.

Dica 5 – Definir metas sem estabelecer um prazo é geralmente meio caminho andado para o seu não cumprimento. Por isso, você deve definir um prazo temporal para cumprir o seu plano de carreira, que seja um prazo realista, mas não demasiado alargado. Esse prazo deve ser exequível, mas ao mesmo tempo, deve estimulá-lo a avançar. Estabeleça ainda uma linha temporal, onde o prazo para cada um dos objetivos parciais esteja bem definido.

Dica 6 – A vida não é feita apenas de trabalho. Por mais que você deseje o sucesso profissional e que este seja importante para si a nível pessoal, não significa que isso deve ser a sua única prioridade. Afinal, o equilíbrio também é a palavra-chave para o bem-estar emocional e familiar. Como tal, defina um plano ambicioso, mas que nunca coloque em causa o tempo com a sua família.

Siga as nossas dicas e defina claramente as metas que pretende para a sua carreira profissional e, o mais importante ainda, como atingir essas metas.

Conheça também 5 questões para saber se a sua carreira está no rumo certo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo