Comportamentos que influenciam os futuros líderes

Uma das características mais importantes de uma criança é a sua capacidade de absorver e apreender novas informações. Afinal, é nesta fase que a criança se desenvolve e se prepara para ser um futuro adulto, estando por isso biologicamente preparada para recolher a maior quantidade de informação possível.

Tendo isso em conta, é fácil perceber que a educação, o contexto e o próprio comportamento das pessoas que rodeiam uma criança, têm um efeito muito forte naquilo que vão ser as características enquanto adulto. Dessa forma, o seu comportamento enquanto pai pode vir a ter um papel positivo ou negativo na capacidade de autonomia e liderança do seu filho. Conheça de seguida quais os comportamentos corretos para influenciar positivamente o seu filho, de modo a adquirir competências que façam dele no futuro um adulto empreendedor, autónomo e com capacidades de liderança.

Comportamentos que marcam os futuros líderes

A capacidade de resolver um problema é essencial na vida. Como tal, sempre que surgir um problema ao seu filho, dê tempo que ele consiga resolvê-lo sozinho, apenas ajudando em último caso.

Uma das melhores formas de aprender é com os erros. Partilhe as suas histórias menos positivas com os seus filhos de quando tinha a idade deles, procurando com eles analisar o que fez de errado e como conseguiu ultrapassar essa dificuldade. Os seus erros podem ser muito pedagógicos, se corretamente abordados.

Ser inteligente ou ter uma especial aptidão para algo não significa que a criança tenha mais maturidade. Frequentemente há pais que, por o seu filho ter boas notas na escola, descuram certas aprendizagens por considerarem que ele já tem bastante maturidade. Não confunda inteligência com maturidade.

A proteção excessiva que marca muitas relações pai/filho hoje em dia torna as crianças menos empreendedoras e demasiado receosas em arriscar. É essencial deixar a criança experimentar, com supervisão, mas sem excesso de segurança.

Quando uma criança conquista algo ou faz uma tarefa bem feita, é importante mostrar-lhe que está contente. Contudo, recompensar cada conquista positiva irá dar a ideia que na vida tudo o que faça bem terá imediatamente uma recompensa. É necessário que a criança aprenda que fazer algo bem deve ser natural e não algo especial.

A vida é feita de dificuldades, e uma criança tem de perceber que elas são naturais e uma motivação para crescer. Se for incutida desde cedo a desejar facilidades, quando aparecerem contrariedades, ela não estará mentalmente preparada para as enfrentar.

Não há melhor forma de ensinar que pelo exemplo. Não vale a pena falar tudo certo se depois faz o contrário. As crianças irão seguir, não as palavras, mas os comportamentos que veem nos seus pais. Dê o exemplo. Se mostrar aos seus filhos, através do seu exemplo, a ter atitudes corretas perante os outros, a saber lidar com os dificuldades, a procurar soluções em vez de problemas, a pedir desculpa quando fez algo errado, etc., você estará a influenciar positivamente o seu filho e a incutir nele características que farão dele um futuro líder.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *