Como fazer para recusar um emprego educadamente

Apesar de se viverem tempos difíceis, com um desemprego alto e condições económicas a deteriorarem-se, você não tem que aceitar qualquer emprego que surja. Caso tenha um rumo definido para os anos seguintes, por vezes dar um passo atrás é necessário para depois conseguir dar dois em frente. Por isso, recusar um emprego pode não ser tão absurdo como à partida pareça ser. No entanto, e como a vida nem sempre corre da maneira como se planeia, é importante não fechar definitivamente portas, pois no futuro podem ser necessárias. Assim, para o ajudar a recusar um emprego, sem no entanto fechar completamente a porta a essa possibilidade, é importante saber fazê-lo de uma forma educada e respeitosa. Conheça de seguida as nossas dicas para recusar um emprego educadamente.

Dicas para comunicar a rejeição de um emprego

Há algumas dicas essenciais para que a sua recusa seja vista como respeitosa, educada e não definitiva. Conheça-as e saiba como deixar uma imagem positiva durante a rejeição da vaga de emprego.

Dica 1 – Recusar um emprego não o comunicando ou fazendo de uma forma muito ligeira (por exemplo, através de um SMS), não é a melhor forma de deixar uma imagem positiva e profissional. Prefira enviar uma carta ou um email endereçado à pessoa que lhe fez a proposta ou que o entrevistou.

Dica 2 – É importante que o conteúdo da carta seja clara e objetiva, mas sem entrar em detalhes sobre os motivos que o levaram a recusar essa vaga. Os motivos são seus e podem ser vistos como razão para não o considerarem mais tarde.

Dica 3 – Se der algum motivo de recusa, não se justifique com aspetos negativos como carga horária alta ou inconveniente ou rendimento baixo.

Dica 4 – Na carta que enviar lembre-se de fazer um agradecimento pela oportunidade e por o considerarem para o lugar. Ao mesmo tempo, deixe claro que não recusou de ânimo leve, tendo pensado muito bem antes do fazer.

Dica 5 – Após lhe fazerem uma proposta de emprego, não deixe passar muito tempo até dar uma resposta. Se não está a pensar em aceitar, não protele em demasia, de modo a dar tempo à empresa de continuar a sua procura. Contudo, não recuse também imediatamente, de modo a dar a entender que avaliou muito bem a proposta antes da sua resposta final.

Dica 6 – Além de todas as dicas anteriores, que o ajudarão a recusar de uma forma educada e positiva uma determinada vaga de emprego, é essencial também deixar as portas abertas para o futuro. Assim, não deixe de o referir na comunicação que fizer com a empresa que o tenta recrutar. Para isso, mencione que não afasta a possibilidade de uma colaboração futura, em circunstâncias mais adequadas para ambos.

Siga as nossas dicas e conseguirá deixar uma imagem positiva e profissional, mesmo na hora de recusar um emprego. E no mundo do trabalho, ter uma imagem positiva perante pares e empregadores é essencial para o sucesso profissional.

Comentários

comments

Um pensamento em “Como fazer para recusar um emprego educadamente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *