7 dicas para quem trabalha a partir de casa

A nova legislação sobre o teletrabalho vai permitir a muitas pessoas trabalhar a partir de casa. Além de se evitarem as horas perdidas no trânsito, em alguns casos, há ainda o benefício de não se ter um horário de trabalho definido, o que abre muitas possibilidades quando se tem filhos pequenos. No entanto, trabalhar em casa pode trazer alguns problemas por isso deixamos-lhe aqui algumas dicas para os evitar.

Crie o seu próprio espaço de trabalho
Arranje um espaço de trabalho onde possa instalar a sua secretária e todo o equipamento que necessitar para o seu trabalho. Deve criar um espaço profissional e sem distrações para que possa fazer o seu trabalho com a maior produtividade possível e sem problemas.

Vista-se adequadamente
Trabalhar de pijama ou de fato de treino, além de pouco profissional, pode levá-lo a diminuir a sua produtividade. O fato e gravata não é obrigatório mas deverá mudar de roupa tal como se fosse para o escritório de forma a criar uma barreira mental que lhe permita distinguir entre quando está a trabalhar e quando não está.

Estabeleça um horário de trabalho
Não é fácil trabalhar a partir de casa se não for uma pessoa disciplinada. Caso não tenha um horário de trabalho fixado pela empresa, deverá defini-lo você, de forma a garantir que consegue fazer todo o seu trabalho dentro dos prazos. Você decide qual será o seu horário. No entanto, não se aconselham horas de almoço muito longas de forma a não quebrar o ritmo de trabalho.

Faça um plano do seu dia
Use os 5 primeiros minutos do seu dia de trabalho para planear o seu dia. Tenha sempre junto de si uma agenda onde poderá escrever os planos para o seu dia, semana ou mês. Além de lhe permitir uma melhor gestão do tempo, fica também com uma ferramenta onde é possível consultar os seus objetivos profissionais e a prioridade de cada um deles.
Se conseguir atingir todos os objetivos a que se propôs para o dia antes da “hora de saída” poderá então disfrutar de algum tempo para si.

Não ceda à procrastinação
Não ceda à vontade de ficar um pouco mais na cama ou de interromper o trabalho para ir beber um café com os seus amigos. Estas ações irão atrasar os seus planos e adiar a conclusão dos seus objetivos.

Imponha limites
Se trabalha a partir de casa deverá estabelecer limites entre a sua vida doméstica e profissional. Se tem filhos em casa torna-se mais difícil de o fazer. O mesmo se aplica com as tarefas domésticas. Estas pequenas distrações podem fazê-lo perder o ritmo de trabalho e, como tal, diminuir a sua produtividade. Assim, é fundamental estabelecer limites para os seus filhos e para as tarefas domésticas. Se definiu o seu horário de trabalho, terá que o cumprir.

Mantenha o contato com os colegas
Trabalhar a partir de casa pode até ser mais calmo e permitir-lhe estar mais concentrado no que está a fazer mas poderá também levar a que se torne mais solitário. Uma das formas de combater isso é mantendo o contato com os seus colegas de escritório. Desta forma, além de saber o que se passa no escritório, pode ainda alargar a sua rede de contatos o que é sempre benéfico para qualquer carreira.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *