5 dicas para construir uma loja online de sucesso

Se as suas vendas dependem exclusivamente de clientes que passeiam em frente a sua loja, então está na altura de pensar noutras estratégias para impulsionar as suas vendas. Uma loja online pode ajudar os clientes a descobrir os seus produtos e serviços, conhecer a sua marca e encontrar informações essenciais como o horário de funcionamento e a localização,

Cinco dicas para criar uma loja online de sucesso para a sua empresa

Defina a estratégia de vendas
Em primeiro lugar, é preciso decidir como a sua loja online irá complementar-se com os seus espaços de vendas físicos. Isto é, se pretende apenas trazer mais clientes para às suas lojas ou se pretende vender produtos na internet.

Na primeira opção, a estratégia passa por atrair potenciais compradores através da promoção da sua marca, mostrando produtos ou a partilha de conhecimentos especializados. Se o plano for vender através da internet, decida se pretende expandir o seu mercado geograficamente ou simplesmente aprofundar a sua presença em mercados onde já compete.

No comércio online, é também importante ter em consideração a parte logística na comercialização de produtos, por exemplo: um produto com boa saída na sua loja física poderá não ter sucesso na e-commerce, pois ao acrescentar o custo de envio o produto poderá ficar demasiado caro,

Escolha um tema
A decisão de como vai ficar o visual da loja online é tão importante como a decisão de quais as informações que você deseja fornecer aos visitantes online. As lojas virtuais de sucesso apresentam um tema visual unificado que combina em perfeição com a sua marca. Já dizia o velho ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, deve apostar em imagens com qualidade profissional e de alta resolução.

Escolha os pontos fortes
Não deva incluir mais do que três coisas para que haja uma comunicação eficaz sobre o seu negócio. Às vezes, as pequenas empresas caem na armadilha de tentarem incluir tudo e não direccionar devidamente para um público-alvo.
Concentre-se nos pontos que definem o seu negócio para se sobressair da concorrência, por exemplo: gestão familiar, ou conhecido por prestar um excelente serviço.

Quando pesquisamos sobre algum produto no motor de busca, facilmente obtemos centenas de listas semelhantes, por isso certifique-se de que os visitantes saibam em poucos segundos qual é a empresa e qual é o seu negócio.

Plano para o sucesso
É necessário planear a logística de e-commerce com antecedência para as compras possam ser tão simples como transações na loja física, nomeadamente, quais os meios de pagamento e como embalar os produtos. Certifique-se de que os clientes recebam os produtos que compram.

Explore as redes sociais
Por fim, coloque em ação um plano de marketing digital como você faria para a sua loja física. Não basta construir uma loja online, é preciso ter um plano. Use as redes sociais para divulgar a sua loja online. Os especialistas aconselham a interacção com os visitantes nas redes sociais, comentar, ouvir e partilhar informações que são úteis para o seu público.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *