Trabalhar à noite – Vantagens e desvantagens

Optar por um trabalho nocturno é uma decisão que pode trazer mudanças
drásticas à vida de uma pessoa. Como tal, é importante criar
consciência de todas as vantagens e as desvantagens envolvidas neste tipo de actividade profissional, de modo a decidir com consciência se pode ou não ser considerada como uma boa opção de vida.

VANTAGENS

Pagamento – O pagamento envolvido nos empregos nocturnos tende a revelar-se significativamente superior ao dos diurnos. Esta representa uma das principais razões pelas quais certas pessoas acabam optando
por trabalhar à noite.

Produtividade – Trabalhar à noite envolve muito mais tranquilidade. Há menos distracções e mais silêncio, o que, para algumas pessoas pode aumentar de forma bastante expressiva o nível de produtividade.

Independência – Trabalhar à noite envolve, muitas vezes, a ausência de supervisão por parte de um chefe, o que acaba por originar uma agradável sensação de independência que pode contribuir para uma
rotina laboral menos stressante.

Menos trânsito – O trânsito é, para muita gente, uma das maiores fontes de stress, uma vez que pode revelar-se extremamente entediante e contribuir imenso para atrasar o dia de quem tem horários para cumprir. Ao trabalhar de noite, este será um problema com o qual não terá de se deparar.

DESVANTAGENS

Isolamento – Se para algumas pessoas o isolamento e tranquilidade podem gerar produtividade e relaxamento, para outras podem dar origem a sérias depressões. Pessoas que não lidem bem com a solidão não devem, por isso, trabalhar à noite.

Saúde – O trabalho nocturno está, frequentemente, associado a maus hábitos alimentares e falta de exercício físico. A ausência de exposição solar regular também pode dar origem a sérios problemas de saúde. Por esta razão, é muito bom que pondere bem a viabilidade de trabalhar à noite, de modo a certificar-se de que as vantagens sobrepõem-se mesmo às desvantagens.

Mau sono – Uma vez que um trabalhador nocturno tem de dormir de dia, a qualidade do sono pode acabar por ser afectada, sendo que os ruídos podem fazer com que se torne extremamente difícil dormir um bom sono de 7 ou 8 horas. Isto, por sua vez, também acabará por trazer efeitos nocivos à saúde.

Vida social – A incompatibilidade horária pode fazer com que a sua vida social saia seriamente prejudicada. Ao trabalhar de noite terá, geralmente, menos tempo para estar com amigos e família. Isto é algo que deverá levar sempre em conta, antes de optar por um emprego nocturno.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *