SOFT SKILLS – Impulsione a carreira com ajuda destas 6 soft skills

Já lá vai o tempo em que as empresas valorizavam apenas as competências técnicas dos seus profissionais. Hoje em dia a realidade é outra. Com a evolução do mercado de trabalho, essas competências já não são suficientes para se ser considerado um ativo importante da empresa. Além das necessárias competências técnicas, são ainda valorizadas as chamadas soft skills. De uma forma simples, estas são atitudes e comportamentos que ajudam a facilitar a interação humana e a melhorar o desempenho profissional. Conheça de seguida 6 soft skills que irão ajudar a impulsionar a sua carreira.

1 – Perseverança

Esta é uma das soft skills mais apreciadas em contexto profissional. A capacidade de focar-se nas soluções e não nos problemas perante um obstáculo é essencial para ultrapassar as adversidades e alcançar um determinado objetivo. Assim, um profissional perseverante conseguirá manter-se focado em descobrir uma solução sem nunca perder a motivação.

2 – Atitude positiva

Hoje em dia dá-se cada vez mais valor aos profissionais que encaram cada dia com uma atitude positiva, com alegria, entusiasmo e energia, não só porque são mais produtivos no seu trabalho, mas também porque podem contagiar essa boa atitude a outros colegas.

3 – Pensar “outside the box”

Esta expressão inglesa significa simplesmente pensar de uma forma mais criativa. Tendo em conta a complexidade dos problemas que surgem atualmente em contexto laboral, ter a capacidade de pensar em soluções criativas e eficazes que resolvam um problema e colocá-las em prática é algo muito valorizado pelas empresas.

4 – Trabalhar em equipa

O trabalho colaborativo é uma competência muito procurada pelas empresas. O trabalho em equipa traz inúmeros benefícios para a produtividade. Como tal, hoje em dia são cada vez mais procurados profissionais que tenham facilidade em trabalhar em equipa, em detrimento de pessoas que tenham dificuldade em colaborar e ajudar os colegas. Essa colaboração e entreajuda são essenciais para se atingir os objetivos globais da empresa.

5 – Saber gerir o tempo

A gestão do tempo é hoje em dia uma competência essencial para se conseguir produzir mais no mesmo período de tempo. Conseguir organizar o trabalho através da definição de objetivos, prioridades e prazos, é algo que as empresas valorizam bastante.

6 – Saber comunicar

Saber comunicar com facilidade é uma competência muito procurada pelas empresas. Esta soft skill permite, por exemplo, estabelecer boas relações com as pessoas que o rodeiam, saber fazer contactos com facilidade, ou ainda, ter a capacidade de influenciar positivamente as pessoas relativamente a um produto, projeto ou serviço.

Desenvolva soft skills e atinja o seu potencial profissional

Há ainda mais algumas soft skills valorizadas pelo mercado de trabalho tal como a capacidade de aprendizagem, saber resolver conflitos, conseguir adaptar-se facilmente a novas situações, entre outras. Se depois deste artigo perceber que não possui algumas destas soft skills, seria importante começar já a desenvolver as competências em falta. Tendo em conta a crescente valorização das soft skills pelo mercado de trabalho, elas são essenciais para alcançar todo o seu potencial profissional.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *