Seguros de saúde – Quais as vantagens?

Os seguros de saúde apresentam-se como uma eficaz proposta preventiva a diversos tipos de problemas de saúde. Em troca de uma modesta mensalidade, permitem-lhe ter acesso a determinados serviços que, de outra forma, revelar-se-iam extremamente dispendiosos. À primeira vez, esta pode parecer uma proposta bastante aliciante, principalmente para quem tem menor flexibilidade financeira. No entanto, antes de optar por um seguro de saúde, é importante não esquecer que as seguradoras têm como objetivo primordial lucrar dinheiro. Para que tal aconteça, é importante que uma boa percentagem dos clientes não beneficie regularmente dos serviços disponibilizados. Este simples facto deverá ser o suficiente para levá-lo a questionar até que ponto é que um seguro de saúde poderá realmente compensar.

Vantagens

É inegável que os seguros de saúde comportam consigo diversas vantagens passíveis de beneficiar ativamente a vida de muitas pessoas.

Descontos nos serviços de saúde

Através de um seguro de saúde, não só é possível ter acesso a determinados cuidados de saúde a preços muito mais reduzidos, como poderá também, dependendo dos planos, cobrir diversos membros do seu agregado familiar, de modo a que também eles fiquem protegidos pelo seguro.

Rapidez

Muitos seguros permitem aos seus clientes contornar as morosas filas de espera do Serviço Nacional de Saúde, o que constitui uma das maiores vantagens destes produtos, uma vez que lhe permitirão tratar e prevenir problemas de saúde um modo muito mais eficaz e atempado, privilégio esse que não assiste quem não beneficia de um seguro desta natureza.

Acompanhamento constante

Através de um seguro de saúde poderá, também, usufruir de acompanhamento diário através de linha telefónica, uma vez que muitos seguros disponibilizam estes serviço 24 horas por dia. Desta forma, poderá ver qualquer dúvida esclarecida de modo imediato.

Flexibilidade

Os seguros de saúde disponibilizam-lhe um excelente nível de flexibilidade, permitindo-lhe assim ter acesso a uma rede verdadeiramente vasta e diversificada de prestadores de serviços de saúde. Em muitos casos, esta rede de prestadores está disponível 24 horas por dia, por vezes até no estrangeiro.

Desvantagens

Período de carência

É frequente existir um período de carência associado aos seguros de saúde. Basicamente, apenas poderá usufruir das vantagens do seguro após um tempo predeterminado, que poderá ir até aos 2 anos. Ou seja, durante este período estará a pagar, mas não gozará das vantagens do serviço que contratou.

Exclusões

Muitos seguros de saúde não cobrem determinados problemas, como é o caso de doenças preexistentes, doenças profissionais, problemas resultantes do abuso de álcool e drogas, lesões desportivas, transplantes e cirurgias estéticas.

Custos

Independentemente de precisar ou não de beneficiar do seguro contratado, terá sempre de pagá-lo, o que, para uma pessoa jovem e saudável poderá, por vezes, significar um encargo extra desnecessário.

Seguro de saúde: Sim ou não?

É impossível determinar com exatidão se a contratação de um determinado seguro de saúde irá ou não compensar. Esta é uma decisão frequentemente tomada de forma instintiva, e tanto poderá dar bons ou maus resultados. O método mais fácil e eficaz de determinar se vale ou não a pena contratar um seguro é através de uma análise cuidada ao seu histórico de saúde. Analise bem a frequência com que recorreu a serviços de saúde nos anos anteriores, e com base nisso tente determinar se um seguro de saúde poderia ou não tê-lo ajudado a poupar dinheiro.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *