Como funciona o Seguro de Vida?

O seguro de vida tem como o objetivo salvaguardar financeiramente que lhe são mais importantes e dependem de si. Cobrindo o risco de morte, de sobrevivência ou mesmo ambos. O seguro de vida apresenta algumas especificidades em comparação com os outros seguros, desde logo pelo seu prazo alargado. Abordamos de seguida os vários tipos de seguro de vida existentes.

Seguro de vida em caso de morte – Cobre o risco de morte. O pagamento de uma indemnização é efetuado somente quando se regista a morte da pessoa segura, caso esta ocorra dentro do período contratualizado.
Seguro de vida em caso de vida – Neste situação, o pagamento de uma verba só se verifica em caso de vida da pessoa segura, no final do prazo definido no contrato.
Seguros de vida mistos – Nesta modalidade, o pagamento da indemnização é efetuado quando se verifica a morte da pessoa segura dentro do período contratualizado, ou no final do contrato, se a pessoa segura estiver viva.
Seguros de vida com contrasseguro – O pagamento da verba segura é efetuado apenas em caso de vida da pessoa segura, no final do prazo contratualizado. Caso a pessoa segura venha a falecer antes do final do contrato, será devolvido ao beneficiário legal os prémios recebidos até à data de falecimento.

A modalidade mais procurada é o seguro de vida em caso de morte. De facto, tem uma grande importância para quem contrata este tipo de seguro, pois assenta na vida das pessoas e no futuro dos beneficiários ou herdeiros caso ocorra uma morte ou mesmo invalidez permanente. O seguro de vida não significa pôr um determinado valor em dinheiro sob a vida de uma pessoa. Na realidade, quando se contratualiza um seguro de vida, o que se estabelece é uma quantia monetária que permita aos beneficiários responder as responsabilidades que surjam após uma morte ou invalidez permanente da pessoa segura.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *