Vai comprar carro? Conheça as opções de financiamento

Seja para comprar um carro novo ou usado, a maioria das vezes quem compra carro precisa de crédito. Existe no mercado uma grande variedade de oferta nesse sentido, por isso, na hora de comprar automóvel com recurso ao crédito, analise primeiro as diferentes modalidades de financiamento existentes e escolha a opção que vá de encontro às suas necessidades financeiras.

O consumidor pode optar entre várias modalidades de financiamento – o Crédito com Reserva de Propriedade, o Leasing (locação financeira), o Renting Automóvel (Aluguer Operacional de Viaturas). Vamos analisar de seguida as caraterísticas de cada uma destas modalidades de financiamento, de forma a poder escolher a melhor para si, uma vez que a decisão irá afetar o orçamento familiar durante um longo período de tempo.

Crédito com Reserva de Propriedade – Esta primeira opção de financiamento é o que habitualmente se designa por crédito automóvel normal. À semelhança do crédito pessoal, o crédito automóvel tem as taxas de juro relativamente elevadas e também podem ser taxas fixas ou variáveis. Os montantes do crédito automóvel podem ir dos 2500 euros até ao 100% do valor da aquisição. Enquanto os prazos de financiamento variam entre os 6 meses e os 120 meses.

Esta é a única forma de financiamento em que a viatura fica registada em nome do cliente. De qualquer forma, para garantir que contrato e o respetivo pagamento são cumpridos até ao final, a instituição financeira faz uma reserva de propriedade em seu nome.

Leasing – Nesta modalidade de financiamento, não existe compra efetiva do carro. É assinado um contrato de locação financeira entre o cliente e a instituição, ou seja, de cedência temporária da viatura em troca de uma prestação mensal. É estabelecido um prazo de cedência, máximo de 6 anos e não é preciso dar uma entrada inicial.

No leasing o objetivo é a compra da viatura no final do contrato, além de que durante o período contratual, as despesas de manutenção, reparação, impostos, seguros e outras despesas do carro são todas da responsabilidade do condutor. Nesta opção as taxas de juro são habitualmente mais reduzidas do que na opção anterior.

No final do contrato, o cliente tem três opções de escolha: devolver a viatura, trocá-la ou ficar com o carro, pagando o valor residual.

Renting – Finalmente, o renting automóvel, também conhecido como aluguer operacional de viaturas é um aluguer de viaturas em troca de um valor mensal. A maioria dos concessionários automóveis tem parceiros de renting.

No contrato de renting é estabelecido um prazo e a quilometragem associada. Num modo geral, os contratos de renting tem uma duração entre os 9 meses e os 72 meses. Tal como no leasing, não é preciso dar uma entrada inicial. Mas, a grande diferença em relação ao leasing, é que no renting é determinado contratualmente um limite máximo de quilómetros por ano, e o condutor tem de pagar um adicional por cada quilometro ultrapassado, enquanto no leasing não limites de quilometragem.

Os contratos de renting costumam incluir serviços de manutenção e reparação do carro, os impostos e o seguro de responsabilidade civil e o seguro de danos próprios. No entanto, vale a pena referir, que a manutenção e a reparação do carro só pode ser realizada em oficinas que tenham acordo com a empresa de renting contratada.

No final do contrato, o cliente pode optar por prolongar o contrato de renting, entregar o veículo, fazer um novo contrato de renting para um carro novo, ou comprar a viatura.

O renting é uma boa opção, para quem gosta de trocar de carro com mais frequência, e que não quer se preocupar com as despesas de manutenção da viatura.

Em todo o caso, existem conselhos básicos, tanto para quem opta por comprar, como para quem optar por renting ou leasing. Deve saber analisar e comparar propostas, faça simulações de compra, de renting e de leasing. Só assim perceberá até que ponto a modalidade de compra ou de leasing ou de renting será mais compensadora.

Por fim, atenção a franquia do seguro de danos próprios, para evitar despesas adicionais, uma vez que, em caso de optar por entregar a viatura no renting ou no leasing, a empresa vai fiscalizar a viatura e, pode exigir um pagamento por danos não aceitáveis. Saiba mais sobre franquia de seguros aqui


Leia também sobre as vantagens de comprar carros a preços fiscalmente verdes, para empresas e trabalhadores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo