Saiba como fazer voluntariado o pode ajudar a encontrar emprego

Fazer voluntariado pode ser uma excelente forma de aproveitar o seu tempo para ajudar uma causa importante, mas também, ganhar experiência que se pode revelar valiosa para a sua vida, tanto pessoal como profissional. Se está à procura de emprego, fazer voluntariado pode ser uma forma de encontrar trabalho enquanto dá algo de si à sociedade. Conheça de seguida 10 razões porque fazer voluntariado o vão ajudar a encontrar emprego.

10 RAZÕES PORQUE FAZER VOLUNTARIADO O VÃO AJUDAR A ENCONTRAR EMPREGO

Existem várias maneiras de utilizar o seu tempo de forma produtiva enquanto está desempregado. Paralelamente à procura de emprego, pode fazer outras atividades que o ajudem a crescer profissional e socialmente, como formação e voluntariado. Conheça de seguida 10 razões pelas quais fazer voluntariado o pode ajudar a encontrar emprego.

– Fazer voluntariado é uma excelente forma de adquirir novas competências, tanto técnicas, como sociais, que podem ser muito úteis num futuro trabalho. O crescimento pessoal pode ser também uma vantagem muito grande para a procura de emprego.

– Um dos maiores inimigos de quem procura emprego é a falta de algo útil para fazer. Dessa forma, fazer voluntariado ajuda-o a estar ativo enquanto não consegue encontrar um trabalho.

– A experiência de vida é cada vez mais valorizada na análise dos currículos. Como tal, trabalhar em regime de voluntariado irá enriquecer o seu CV, o que o pode ajudar bastante na hora da seleção dos candidatos a uma vaga de emprego.

– As entrevistas de emprego podem enveredar por assuntos que não estejam diretamente relacionados com a tarefa em causa. As competências sociais são muito valorizadas e como tal, o trabalho de voluntariado pode ser uma ótima temática durante a entrevista de trabalho.

– Muitas pessoas sentem-se limitadas e veem-se dessa forma. Ao realizar voluntariado, você pode descobrir novas capacidades e talentos que não sabia que tinha, podendo por isso abrir novas portas e horizontes profissionais.

– Ao fazer voluntariado irá conhecer novas pessoas, ajudando-o a fazer crescer a sua rede de contactos. Quem sabe um dos seus novos colegas não conhece uma oportunidade de emprego e o refira.

– Sentir-se útil é muito importante numa fase de desemprego, de modo a não perder a sua autoestima. Por isso, fazer voluntariado irá permitir a manutenção da sua saúde emocional e psicológica, ajudando-o a continuar motivado e focado.

– A procura por um emprego é uma situação de vida onde a ansiedade é frequente. Assim, fazer voluntariado ajuda-o a ter a mente ocupada, promovendo um maior controlo da sua ansiedade.

– Trabalhar em regime de voluntariado pode ajudá-lo a colocar as coisas em perspetiva. Ao ajudar pessoas em situações bem piores, conseguirá perceber que a sua vida, apesar de não estar num momento tão bom, não é tão má quanto outras. Colocar as coisas em perspetiva pode ajudar bastante no controlo das emoções durante uma situação de desemprego.

– Por fim, fazer voluntariado pode ser apenas uma maneira de passar o tempo enquanto a oportunidade não surge.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo