Saiba como fazer uma análise SWOT da sua empresa

Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planear as estratégias para a sua empresa. Uma delas é a Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), que é utilizada durante a definição do plano estratégico para ajudar a compreender o cenário em que se encontra a empresa.

O SWOT é uma sigla inglesa, que dá nome a uma matriz que facilita a visualização dessas quatro características, inerentes aos mais variados tipos de empresas.

Através dos resultados da análise SWOT, é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário envolvente em que a empresa está inserida. Além de servir como auxílio para que os colaboradores e os gestores fiquem atentos às movimentações do mercado. Confira abaixo o passo a passo para a realização da Análise SWOT.

Sendo a SWOT uma ferramenta estratégica de diagnóstico de uma empresa, deve envolver todos os gestores. O primeiro passo para realizar a análise é reunir toda a informação necessária.

Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a sua empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem de dentro para fora).

No ambiente interno, é necessário determinar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa em comparação com as empresas concorrentes. As forças e as fraquezas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos disponíveis de uma empresa face a concorrência, como mão-de-obra qualificada e receitas de produtos.

Enquanto as oportunidades e as ameaças estão no designado ambiente externo. Elas variam de acordo com o mercado em que a organização está inserida. Descubra e registe, o que o meio envolvente tem para aumentar o potencial da sua empresa e torná-la economicamente mais competitiva. Um exemplo de uma oportunidade, pode ser o crescimento do setor do qual faz parte e o surgimento de novos nichos de consumidores. No que diz respeito as ameaças, comece por enumerar os aspetos negativos que possam comprometer o objetivo de alcançar uma maior competitividade. A expansão ou o lançamento de novas tecnologias por uma empresa concorrente do mesmo segmento, pode ser considerada uma ameaça.

Determinados os dados do ambiente interno e externo, a melhor forma de tirar as conclusões passa por reunir toda a informação do diagnóstico num quadro estilo matriz, com quatro quadrantes: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Ao longo do processo de análise, deve estar ciente de que uma ameaça detetada no ambiente externo pode ser uma oportunidade para a sua empresa, assim como uma aparente ameaça interna pode ser encarada como oportunidade para melhorar.

A análise SWOT permite-lhe preparar o futuro da sua empresa de forma mais sustentada. Com base no diagnóstico realizado, trace objetivos estratégicos para a sua empresa. Mas defina um horizonte temporal e comunique os objetivos gerais a todos os níveis hierárquicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo