Saiba como contratar um seguro pela internet

Há cada vez mais pessoas a procurar seguros pela Internet, especialmente devido ao fator preço. Além disso, oferece a comodidade, pois bastam uns cliques para contratar um seguro novo pela internet, no conforto do lar. No entanto, existem também algumas desvantagens a não desconsiderar, nomeadamente em termos de serviços.
Conheça 5 dicas que podem fazer toda a diferença, para contratar um seguro pela Internet:

Faça pesquisas sobre seguradora
Atualmente existe uma grande oferta de seguros no mercado, por isso, faça pesquisas sobre as empresas de seguros. Antes de contratar, deve averiguar acerca da credibilidade da seguradora/mediador em questão. Desde logo, verificar se essa empresa faz parte da lista das “entidades autorizadas” do Instituto Português de Seguros (ISP).

Forneça mais informações à seguradora
Para fazer a simulação online, deve preencher o maior número de espaços do formulário possível, para a seguradora apresentar-lhe uma solução à sua medida. Na eventualidade dos espaços existentes no site não forem suficientes para fornecer todos os dados, deve comunicar esses dados à seguradora por e-mail ou por telefone.

Faça várias simulações
Faça simulações em várias seguradoras, pois pode encontrar o mesmo produto por um preço mais reduzido. No entanto, os critérios para a escolha do melhor seguro não deve limitar-se apenas ao fator preço, deve ter também em consideração todas as condições do seguro. Faça simulações de diferentes opções de coberturas, pois pode encontrar melhores condições do seguro e a baixo custo.

Leia atentamente a proposta
Antes de dar o “Sim” a proposta de seguro, leia com atenção todas as condições da proposta de seguro. A seguradora deve divulgar informações como eventuais custos adicionais da comunicação à distância e da apólice, o modo de pagamento, a validade das informações e o direito de livre resolução do contrato.

Contate a seguradora
Em caso de dúvida contacte a entidade seguradora. Tire tudas as dúvidas que tiver e só depois avance para a contratação da apólice e efectuar o respetivo pagamento.

AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DE CONTRATAR SEGUROS PELA INTERNET

As vantagens
– Pode conseguir valores muito inferiores aos que conseguiria numa agência física, pois as que operam na internet têm menos custos;
– Pode fazer muitas simulações online no seu computador, através dos muitos aplicativos disponibilizados nos sites das empresas de seguros;
– Todas as operações podem ser efetuadas através da Internet – adesão, alteração de dados, etc. Toda a informação relativa aos seus seguros estará disponível 24 horas por dia na sua conta de cliente.

As desvantagens
– Para quem dão muita importância ao contato pessoal na hora de contratar um serviço, as empresas de seguros pela Internet não são naturalmente as mais indicadas.
– No caso da ocorrência de algum sinistro, terá que ser o próprio cliente a contatar a seguradora e a tratar de tudo que for necessário para a resolução do problema.

Se você não domina minimamente a Internet e não gosta de se preocupar nem de tratar de papeladas, no caso de ocorrer algum sinistro, então o melhor é manter-se em contato com algum mediador ou com as agências físicas. No entanto, para quem percebe de Internet e quer poupar dinheiro nos prémios de seguros, obviamente que as seguradoras que atuam pela Internet e telefone (as low-cost) são a melhor opção.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *