8 profissões em que as mulheres ganham mais

A igualdade salarial entre homens e mulheres parece ainda estar longe de ser conseguida. De acordo com estudos feitos, as mulheres continuam atrás dos homens na maioria dos postos de trabalho, sendo necessários cerca de 70 anos para alcançar a igualdade salarial entre homens e mulheres, segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No entanto, existem oito profissões onde as mulheres ganham mais que os mesmos profissionais do sexo oposto.

A conclusão é do Gabinete dos Censos dos Estados Unidos, segundo o qual a profissão onde a diferença é maior é no cinema onde produtoras e realizadoras ganham 66.226 dólares por ano, enquanto os homens se ficam por apenas 62.386 dólares. Em segundo lugar, vêm os distribuidores e representantes de produtos e marcas, profissão onde as mulheres recebem à volta de 42.990 dólares por ano enquanto os homens têm uma média salarial de 41.619 dólares/ano.

Em terceiro, vêm os seguranças aeroportuários, uma profissão mais associada ao sexo masculino, mas por estranho que pareça, elas é que recebem mais: cerca de 41.751 dólares/ano e eles 40.732 dólares. Em quarto, as assistentes sociais, neste caso uma profissão mais associada ao sexo feminino. Elas têm uma média salarial de 35.766 dólares/ano e os homens de 34.967 dólares. Em quinto, temos o ensino especial, uma profissão também muito feminina. Neste caso são as professoras que recebem mais: cerca de 47.376 dólares por ano contra os 46.932 dólares dos professores.

Em sexto, gestores de distribuição e aprovisionamento e transportes (52.259 dólares ao ano para as mulheres e 52.017 para os homens); em sétimo, as empregadas de limpeza que trabalham na restauração, com 17.332 dólares para elas e 17.302 para eles; e, em oitavo e último lugar, os terapeutas psicólogos onde as mulheres recebem 42.369 dólares e os homens 42.299.

Em Portugal, os homens recebem, em média, mais 18% que as mulheres, uma percentagem ligeiramente superior à que se verifica na UE com 16,4%.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *