Os empregos que mais prejudicam a saúde

No mundo do trabalho há profissões e empregos onde o risco de contrair doenças e ter acidentes é maior que outros. Condições de trabalho perigosas, exposição a focos de contaminação, ou mesmo a posição do seu corpo enquanto trabalha, são exemplos de fatores que tornam alguns empregos mais prejudiciais à saúde. Conheça de seguida as profissões onde o risco de prejudicar a saúde é maior.

Lista dos empregos mais prejudiciais à saúde

Apesar de a maioria das pessoas pensar logo em profissões como alpinista, domador de leões ou ciclista, na realidade, há profissões comuns onde o risco para a saúde é bastante grande. Conheça abaixo alguns dos empregos que mais prejudicam a saúde.

Dentistas
Por incrível que pareça, esta é uma das profissões onde o risco para a saúde é maior. A maior exposição a doenças infecciosas e a focos de contaminação, aliado ao grande período de tempo em que está sentado, ajuda a explicar a sua presença no topo desta lista.

Comissários de bordo e hospedeiras
Este emprego, devido ao contacto direto com centenas de pessoas diferentes a cada dia, é dos que maior índice de perigosidade têm. Exposição a doenças infecciosas e focos de contaminação, bem como riscos de ferimentos, são alguns dos fatores que tornam esta profissão potencialmente muito prejudicial para a saúde.

Anestesista
Os profissionais deste ramo estão sujeitos diariamente a riscos de contaminação e de infeções, bem como a risco de ferimentos e acidentes de trabalho.

Veterinários
Além do risco de ferimentos causados por animais, os veterinários estão também sujeitos todos os dias à exposição de focos de doença

Fiscais de imigração
Nos dias de hoje a imigração na Europa elevou-se aos níveis mais altos das últimas décadas. Como tal, os agentes de autoridade que têm como função controlar o fluxo migratório estão expostos a um risco elevado de exposição a doenças, mas também, a surtos de violência.

Técnicos em imagiologia
Por estarem diariamente várias horas expostos a radiações, mas também, às várias doenças dos pacientes, os técnicos de imagiologia estão também entre as profissões mais prejudiciais para a saúde.

Operadores de máquinas industriais
Entre as várias profissões mais perigosas incluem-se os operadores de maquinaria industrial e de caldeiras. Além dos riscos de acidentes de trabalhos, estes estão sujeitos muitas vezes a focos de contaminação.

Mineiros
Uma das profissões mais perigosas em todo o mundo é a de mineiro. Por estarem diariamente em locais onde o risco de acidente é grande, mas também, pela exposição a várias substâncias prejudiciais à saúde, os mineiros têm uma das profissões mais duras e prejudiciais à saúde em todo o mundo.

Coletores de lixo
Estando em constante contacto com resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis, o risco de exposição a focos de contaminação, bem como, a doenças infecciosas, é grande.

Além dos empregos anteriores, há ainda outros exemplos mais específicos de profissões com alto risco de perigosidade. Os pilotos de corridas de automobilismo, os desportistas de alta competição, ou outras atividades de grande risco, são alguns exemplos.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *