O que fazer para deixar de pensar no dinheiro aos 40

Nos primeiros anos de vida profissional, a tentação é para aproveitar ao máximo os rendimentos do trabalho. Na realidade, quando se começa a trabalhar é natural e desejável que tenha um estilo de vida adequado aos seus rendimentos e que o motive para trabalhar ainda mais. Contudo, é igualmente importante começar a pensar no futuro, para que possa deixar de ter preocupações financeiras mais tarde. Neste artigo, saiba o que fazer para deixar de pensar no dinheiro aos 40.

A poupança é fundamental

A poupança, quer se queira, quer não, é a forma mais fácil de chegar aos 40 sem precisar de ter grandes preocupações de dinheiro. A não ser que, tenha muita sorte e ganhe algum prémio de Euromilhões, ou então, faça um investimento muito acertado. A verdade é que é preciso saber poupar para precaver o futuro.

Todos os dias irá aparecer tentações para gastar o seu dinheiro, seja num jantar fora ou uma peça de roupa de estação. Mesmo que seja muito poupado, é natural que de vez em quando caia na tentação. Como tal, a primeira dica é ser disciplinado com as suas poupanças. Uma estratégia que resulta na perfeição é fazer uma poupança mensal. E para que esta não falhe, deve olhar para ela como se fosse um gasto obrigatório. Assim, deve definir um montante que possa despender todos os meses e colocá-lo de parte numa conta própria ou num mealheiro. Se for disciplinado, ao fim de 10 ou 20 anos, terá uma quantia bastante considerável, que permitir-lhe-á ficar mais desafogado aos 40.

Dicas úteis para o manter disciplinado e conseguir poupar o máximo possível

– Antes de comprar, analisar sempre se realmente precisa desse produto ou serviço, ou simplesmente está a comprar por impulso. Especialmente em compras com alguma dimensão, nunca deve comprar no momento, esperar sempre 24 horas até tomar uma decisão final;

– Definir metas anuais, como por exemplo, umas férias ou algo que você ou a sua família queira muito, pois isso ajudará a manter-se disciplinado em relação ao seu dinheiro;

– Apontar todos os gastos mensais, de modo a ter uma maior perceção do que gasta e um controlo maior sobre as despesas da sua casa;

– Aproveitar as promoções, para comprar produtos que já iria levar à partida;


Como certamente já percebeu, o segredo para não ter que pensar no dinheiro depois dos 40 é saber poupar. No processo de poupança a disciplina é fundamental, simplesmente não pode gastar mais do que ganha. Se acha que não está a obter rendimentos suficientes para poder poupar, então está na altura de analisar bem as suas despesas, para ver se há algum desperdício. Experimente colocar de parte, uma percentagem do seu rendimento, no início do próximo mês e, emagreça o seu orçamento familiar mensal.

Saiba como fazer um orçamento familiar AQUI

Está disposto a trabalhar mais? Procure um part-time, há cada vez mais oportunidades de trabalho extra ao emprego habitual, seja numa empresa ou como freelancer, que pode aproveitar para aumentar os seus rendimentos, e assim, aumentar as suas poupanças para o futuro.



Investir para multiplicar o dinheiro que juntou

Se já consegue poupar algum dinheiro no fim de cada mês, está na altura de pô-lo a render, pois o dinheiro parado perde valor todos os dias devido à inflação.

Assim, a título de exemplo, uma pessoa que investe todos os anos 1200 euros (100 euros por mês), desde os 21 anos até aos 39 anos, com uma taxa de rendibilidade de 9%. Recorrendo a seguinte equação de juros compostos para calcular o valor futuro.

Valor futuro = 1200×1,09 x [(1,09^19 -1) / 0,09] = 60192,10€

Portanto, podemos concluir que, aos 40 anos, esta pessoa terá na sua conta de investimentos 60192,10 euros, com um investimento total de 22800 euros (19×1200).

Conheça as melhores formas de rentabilizar as suas poupanças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo