Linhas de crédito para financiar a sua empresa

Quando decide iniciar uma atividade ou financiar uma empresa já existente, o empresário tem duas grandes formas de o fazer: capitais próprios e capitais alheios. No caso da opção por capitais próprios, estes não têm qualquer contrapartida fixa de remuneração, isto é, pode ou não ser remunerado em função da rendibilidade gerada pela empresa. Na alternativa de recurso a capitais alheios, estes, logo à partida, têm uma remuneração mínima fixada, em regra geral, possuem um esquema de reembolso previamente definido.

Neste artigo vamos ilustrar as opções de financiamento com capitais alheios, ou seja, créditos destinados ao setor empresarial, que existem na economia portuguesa. É com o intuito de apoiar o financiamento das empresas nacionais, que foram criadas algumas linhas de crédito, nomeadamente para as micros, pequenas e médias empresas. Destacamos de seguida algumas das linhas de financiamento disponíveis:

Linha PME Crescimento – dedica-se ao novo investimento em ativos ou ao reforço do fundo de maneio e dos capitais permanentes. Os montantes limites dos empréstimos oscilam entre 25 mil euros e 1,5 milhões de euros.

Linha Capacitação Empresarial das PME – é uma linha de financiamento às empresas viradas para o mercado internacional. A Linha tem um montante total até mil milhões de euros. O valor máximo a atribuir por entidade é determinado pelo valor da garantia a prestar pela Sociedade de Garantia Mútua (SGM), que não pode exceder os quatro milhões de euros por empresa. Por fim, os prazos de financiamento são até 12 anos, incluindo eventual período de carência, que podem chegar até três anos.

Start-up da Portugal Ventures – as pequenas e médias empresas em fase de iniciação podem contar com os fundos de apoio desta linha. Disponibilizando um montante global de 35 milhões de euros.

Linha de Apoio à Tesouraria – destinado às empresas do setor de turismo e tem como objetivo a antecipação dos recebimentos a prazo, que as empresas detenham sobre terceiros. O seu orçamento é de 80 milhões de euros.

Linha de Apoio à Qualificação da Oferta – destina-se também ao setor turístico e visa o apoio a projetos de criação ou de requalificação de empreendimentos turísticos, de empreendimentos ou atividades de animação e de estabelecimentos de restauração. Tem um orçamento mínimo de 120 milhões de euros, dos quais 60 milhões de euros são alocados pelo Turismo de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo