Internacionalização do seu negocio – vantagens e desvantagens

A internacionalização de um negócio constitui um desafio que, quando devidamente superado, pode trazer um vasto número de vantagens para o crescimento de uma empresa. O desenvolvimento de uma boa estratégia de internacionalização pode permitir a um negócio aumentar significativamente o seu público alvo, impulsionando, dessa forma, as suas possibilidades de lucro. No entanto, ainda que a internacionalização esteja carregada de benefícios, é importante estar consciente de todas as desvantagens que podem estar associadas à mesma, de modo a conseguir desenvolver uma estratégia que zele pela preservação da integridade do seu negócio durante o processo de internacionalização.

VANTAGENS

Maximização das vendas: Uma das principais vantagens da internacionalização é, sem sombra de dúvida, a possibilidade de maximização das vendas da sua empresa, o que poderá dar origem a margens de lucro muito mais satisfatórias.

Maior independência interna: Ao internacionalizar-se, estará, também, a tornar-se independente do mercado interno. Assim sendo, mesmo que o mercado interno não esteja a dar resultados muito positivos, existe sempre a possibilidade de equilibrar os seus ganhos através dos lucros auferidos internacionalmente.

Menor dependência da sazonalidade: A exportação pode contribuir eficazmente para a diminuição da dependência no que toca à sazonalidade dos seus produtos, uma vez que, se fabrica produtos relacionados com uma determinada estação, poderá continuar a exportá-los para outros países, mesmo quando em território nacional se encontrar fora da estação alvo, evitando assim a queda das suas vendas.

DESVANTAGENS

Obstáculos legais: Ao tentar internacionalizar o seu negócio poderá vir a deparar-se com um vasto número de obstáculos legais que poderão contribuir para dificultar imenso todo o processo. A empresa necessitará de se certificar que todos os seus produtos e serviços se encontram em devida conformidade com as regulamentações dos países onde pretende operar, e este é, geralmente, um processo muito demorado e burocrático, que nem sempre tem os resultados desejados.

Adaptar os produtos aos mercados internacionais: Em certos casos, poderá haver a necessidade de adaptar o seu produto a outros mercados, de modo a que possam mais eficazmente suprimir as necessidades de clientes internacionais. Este processo de adaptação pode, por sua vez, dar origem a diversos custos extra.

Contratação de mais pessoal: Um processo eficaz de internacionalização está, muitas vezes, dependente da contratação de novos funcionários com conhecimentos especializados, que possam auxiliar a empresa a adaptar-se da forma mais eficiente possível às exigências dos mercados internacionais. A contratação de novo pessoal resultará num aumento significativo dos gastos, o que, numa fase mais inicial, pode revelar-se bastante problemático para empresas cuja margem de manobra de investimento seja limitada.

Limitações de exportação: A verdade é que nem todos os produtos podem ser sujeitos a exportação. Produtos mais frágeis, por exemplo, poderão originar grandes obstáculos a todo o processo de exportação, tornando assim a sua comercialização internacional inviável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo