Falar de negócios à mesa – vantagens e desvantagens

Falar de negócios à refeição é uma tradição em muitos locais e empresas. Mas será essa a melhor abordagem para o seu negócio? Conheça as vantagens e desvantagens de falar de negócios à mesa.

VANTAGENS

Existem várias vantagens no que diz respeito a fazer uma reunião de negócios durante uma refeição. Estas incluem:

Otimização do tempo – A primeira vantagem está logo relacionada com o aproveitamento eficaz do seu tempo. Assim, se tiver o seu horário muito preenchido, pode aproveitar para ter uma refeição adequada, ao mesmo tempo que risca mais uma tarefa da sua agenda.

Maior informalidade – Falar de negócios à mesa ajuda a baixar barreiras entre os vários interlocutores, o que facilita a proximidade e familiaridade entre eles. Partilhar uma refeição enquanto se fala de negócios é assim uma forma de melhorar a comunicação entre os vários elementos.

Facilitação da negociação – Tratar de negócios pode gerar algumas tensões e conflitos. Afinal, negociar significa cedências e aproximações. Ao realizar uma negociação num ambiente mais informal e descontraído, algumas dessas tensões desaparecem, facilitando assim a negociação e reduzindo a possibilidade de ocorrência de conflitos.

Maior facilidade em avaliar – Tendo em conta o carácter mais informal e descontraído de uma negociação à mesa, torna-se mais simples avaliar as reações das várias pessoas. Dessa forma, é mais fácil avaliar o comportamento e a própria personalidade de quem está a negociar consigo.

DESVANTAGENS

Apesar de existirem diversas vantagens em falar de negócios à mesa, naturalmente que não há apenas pontos positivos associados. Conheça de seguida as desvantagens em negociar durante uma refeição.

Ruído perturbador – Se não tiver o cuidado de escolher um restaurante com um ambiente calmo e tranquilo, arrisca-se a falar de negócios à mesa com muito ruído à sua volta. Torna-se por isso mais difícil comunicar de uma forma eficaz, havendo ainda a probabilidade de ser interrompido por alguém conhecido ou pelos empregados de mesa.

Distrações – Ao contrário de uma sala de reuniões, onde se torna mais fácil todos os intervenientes focarem-se e concentrarem-se na negociação, num restaurante as distrações são várias.

Escolha do restaurante – A escolha do restaurante pode ainda ter uma influência negativa no rumo das negociações, já que a outra pessoa pode não ficar agradado com o local escolhido. Quando isso ocorre, mesmo inconscientemente, essa pessoa não estará a concentrar todas as suas energias e foco na negociação, mas também na sensação desagradável associada à escolha infeliz do restaurante.

Falta de tempo para descontrair – Uma negociação, seja à mesa ou não, é sempre trabalho. Dessa forma, e apesar de ser muito conveniente aproveitar o período de almoço ou jantar para tratar de negócios, isso também impede que possa desfrutar da sua refeição com tranquilidade.

Agora que conhece as vantagens e desvantagens de falar de negócios à mesa, deve avaliar qual a melhor escolha para si e para a sua empresa. Caso opte por reunir durante as refeições, deve ter em conta as boas maneiras e o controlo na ingestão de álcool. Afinal, deve passar para a outra pessoa uma imagem correta e profissional.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *