Dicas para poupar no supermercado

Se há gasto que ocupa boa parte do orçamento familiar são as compras no supermercado. Contudo, fazer compras nestes espaços comerciais é cada vez mais um desafio, tal a pressão provocada pelas estratégias dos próprios supermercados e pela publicidade massiva atual. Como tal, para que não gaste mais do que realmente necessita e para que consiga poupar nas idas ao supermercado, é fundamental estar munido de algumas dicas. Saiba mais sobre como poupar no supermercado.

8 Dicas para poupar no supermercados

Dica nº 1 – Defina um valor mensal para gastos no supermercados

Cada família tem um determinado valor disponível mensal. Como tal, as suas compras têm que se adequar a esse valor. Ao definir um montante máximo para gastar no supermercado conseguirá mais facilmente priorizar o que precisa de comprar, facilitando a gestão do orçamento.

Dica nº 2 – Faça uma lista de compras

A melhor maneira de se disciplinar num supermercado é levar já feita uma lista daquilo que precisa. Dessa forma é mais difícil se distrair e ser levado pelas estratégias do supermercado para comprar mais do que aquilo que necessita.

Dica nº 3 – Aprenda a comparar preços

Uma das estratégias mais comuns nos supermercados é colocar produtos com preços mais baixos para atrair compradores. Contudo, muitas vezes esses preços mais baixos correspondem a quantidades menores, e se for comparar o preço por unidade de medida, como por exemplo, o preço por quilograma, muitas vezes irá perceber que apesar de mais barato, estará a comprar por muito mais dinheiro. Se não tem facilidade em fazer cálculos mentais, tenha sempre à mão uma calculadora.

Dica nº 4 – Não vá para o supermercado à pressa

Quando se tem pouco tempo, o que interessa é conseguir colocar tudo o que precisa dentro do carrinho e ir para a caixa. No entanto, se for com um pouco mais de tempo, poderá poupar bastante dinheiro, já que lhe permitirá comparar preços e a própria qualidade do produto.

Dica nº 5 – Não precisa? Não compre.

As promoções são muitas vezes feitas para levar o cliente a comprar algo que não estaria na sua lista. E apesar de até poder ser um bom negócio, se você não tem necessidade desse produto, não o deve comprar, já que estará a gastar mais do que aquilo que tinha definido.

Dica nº 6 – Não tenha medo das marcas brancas

Cada vez mais é possível encontrar as chamadas marcas brancas ou marcas do supermercado nas superfícies comerciais. Contudo, há ainda por parte de algumas pessoas um preconceito sobre estas marcas. Na realidade, muitas delas têm bastante qualidade, tendo no entanto um preço mais baixo. Por isso, dentro das características e qualidade que procura, pode poupar bastante dinheiro ao optar por estas marcas.

Dica nº 7 – Não vá para o supermercado com fome

Se necessita de ir fazer as suas compras mensais e está com fome, lanche primeiro. Ir ao supermercado de barriga vazia geralmente é sinónimo de escolhas menos saudáveis e de maior gasto em compras. Por isso, ao evitar ir ao supermercado com fome irá fazer com que se distraia menos da sua lista de compras.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *