Dicas para encontrar o primeiro emprego

Depois de concluir os estudos, está na hora de começar a procurar o primeiro emprego, mas nem todos os jovens foram preparados da melhor forma pelas escolas para procurar o emprego, o que faz com que muitos se sintam um pouco perdidos na entrada para o mercado de trabalho.

Atualmente com uma taxa de desemprego jovem tão elevada, torna-se mais difícil conseguir um primeiro emprego, se não tiver alguma base para se conseguir sobressair no meio de tantos candidatos.

São inúmeras as dicas e sugestões para quem está à procura de um primeiro emprego. Deixamos-lhe de seguida algumas dicas que o podem ajudar a encontrar uma primeira oportunidade no mercado laboral.

A Internet – Hoje em dia a internet é sem dúvida o meio mais utilizado na procura de emprego. À distância de poucos cliques se consegue ter acesso às mais variadas ofertas de trabalho. Comece por ver o que existe na sua área e quais os requisitos solicitados. É a melhor forma para começar a perceber que tipo de perfil está o mercado a precisar no momento.

Construa um CV diferenciador – Se ainda utiliza o modelo Europass e já enviou vários CV’s sem resposta, está na altura de mudar. Experimente fazer um CV personalizado, de modo conseguir diferenciar-se dos restantes candidatos. Não se esqueça que um profissional de recrutamento recebe centenas de currículos por semana. O seu tem de ser diferente para se destacar pela positiva.

Pense bem antes de enviar candidaturas – Enviar CV’s para áreas muito distintas da mesma empresa, demonstra que não sabe o que realmente quer. Os profissionais de Recursos Humanos fazem o cruzamento de dados.

Entra diretamente em contacto com alguém da empresa – Atualmente, através das redes sociais tudo é mais fácil. Crie um bom perfil no Linkedin e conecte-se com as pessoas certas. No futuro será mais fácil chegarem até si.

Seja verdadeiro – Todos os seus passos na abordagem ao mercado de trabalho condicionam o seu futuro e a imagem que as empresas começam a criar de si. Não se esqueça que as informações e referências cruzam-se rapidamente assim que iniciamos o trajeto profissional. Seja coerente e verdadeiro.

Não desista – Procurar o primeiro emprego pode parecer uma missão impossível. Mas não desista! Tente acreditar que nesta fase o seu trabalho é encontrar algo que o realize profissionalmente e que essa tarefa, que poderá levar algum tempo, lhe trará benefícios no futuro. Enquanto procura mantenha-se ocupado: conecte-se com as pessoas certas, peça informações sobre as empresas, aproveite estágios curriculares ou de verão, leia muito sobre a sua área profissional e esteja atento aos anúncios de emprego que lhe dizem respeito. Mais importante do que procurar é saber exatamente quais as competências que procuram as empresas no seu perfil.

Conheça também 10 características que os recrutadores valorizam

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo