Conheça 9 dicas para poupar nos seguros

A solução para poupar nos seguros não passa necessariamente por eliminá-los da sua lista de despesas, mas sim por saber como cortar nos prémios que paga e no supérfluo.

As despesas com os seguros de vida, automóvel, saúde e casa fazem parte dos orçamentos de muitas famílias, mas se os seguros não forem adequados às suas necessidades podem representar um gasto muito maior àquele que deveria ter. Se alguns são obrigatórios por lei, como o seguro automóvel RC, outros são exigidos, por exemplo, aquando da compra de casa (seguro multirriscos habitação e seguro de vida).

Existe uma grande diversidade de oferta de seguros no mercado, pelo que é fundamental saber escolher o mais adequado às necessidades, para poupar no prémio de seguro a pagar.

Conheça 9 dicas para conseguir reduzir despesas com seguros:

1. Avalie as suas necessidades – Se vai contratar um seguro, a primeira coisa a fazer é avaliar as suas necessidades, ou seja, deve procurar saber concretamente qual o risco que pretende segurar. Por exemplo: o seguro de vida associado ao crédito à habitação – se o seu objetivo é apenas assegurar que a casa fique paga em caso de morte ou invalidez, pode ser mais vantajoso, você optar pela atualização do prémio do seguro ao capital em dívida. Isto porque o prémio vai reduzindo à medida que vai liquidando o crédito.

Vale a pena referir que, os seguros de vida para o crédito à habitação, em caso de invalidez permanente, existem dois tipos de cobertura – Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e Invalidez Total e Permanente (ITP). Resumidamente, o IAD pressupõe que a pessoa incapacitada precisa de terceiros para cuidar das suas necessidades básicas (grau de incapacidade poderá ser acima de 90%). Enquanto o ITP pode ser acionado pelo segurado a partir de um grau de incapacidade de 60%, significando que a pessoa sofreu acidente ou doença que a incapacita de exercer uma atividade remunerada, mas não se encontra totalmente dependente de terceiros para cuidar de necessidades básicas. Portanto, analise muito bem as propostas, antes de subscrever um seguro de vida.

2. Faça pesquisas e simulações – Faça a prospeção do mercado, explorando toda a potencialidade da internet. Faça várias simulações, já que muitas seguradoras disponibilizam simuladores nos seus sites, e compare as diferentes propostas. Construa uma tabela com as ofertas existentes, para comparar preços e coberturas, com o objetivo de descobrir qual o seguro mais vantajoso no mercado.

3. Evite a duplicação de coberturas – Ao não fazer uma avaliação prévia das necessidades e da sua carteira de seguros, inconscientemente, acaba por incorrer no risco de estar a contratar uma mesma cobertura em mais do que um seguro. Como as indemnizações não são cumulativas, pelo que estar a pagar duas vezes, torna-se um grande desperdício de dinheiro.

4. Contrate apenas o essencial – Não se deixe dominar pelo seu lado emocional, procure fazer uma escolha racional e saiba o que está a contratar. Deve contratar apenas as coberturas que identificou como necessárias.

5. Procure mediadores – Procurar um mediador de seguros também lhe pode ajudar a poupar dinheiro, pois geralmente, os mediadores conseguem preços mais competitivos em relação ao balcão. Além disso, podem proporcionar um atendimento personalizado, conseguindo adequar melhor o seguro às suas necessidades. O grupo de Facebook “Poupar nos seguros em Portugal” é um bom sítio para encontrar mediadores de seguros e solicitar propostas ou simplesmente tirar qualquer dúvida relacionada com os seguros.

6. Low cost – Normalmente, as companhias de seguros online ou por telefone conseguem apresentar preços mais baixos do que as seguradoras tradicionais, devido ao facto de terem menores custos. Se é daquelas pessoas que gosta de tratar de todo o processo sozinho, faça uma pesquisa por estas seguradoras. Ok Teleseguros e Seguros LOGO são alguns exemplos de seguradoras low cost presentes no mercado português.

7. Aproveite as promoções – Esteja atento e aproveite as campanhas de promoções das seguradoras. Em alguns casos, as poupanças face aos preços normais são consideráveis. Além disso, se é sócio de algum clube, ou tem algum cartão de descontos, verifique se há alguma parceria com seguradoras que lhe permite baixar o prémio do seguro.

8. Em pacote é mais barato – Num modo geral, as seguradoras oferecem descontos caso compre um pacote de produtos. Contratar o seguro de vida, carro, saúde, casa ou até viagens na mesma companhia pode ficar mais barato do que ter espalhado por várias seguradoras. Faça as contas e se compensar, consolide tudo na mesma companhia de seguros.

9. Fracionamento anual – Na maioria dos casos, escolher a opção do pagamento anual torna-se mais barato do que optar por um fracionamento semestral ou mensal. Sendo que as diferenças em termos de custo total dependem de seguradora para seguradora.Optar por débito direto pode ser outra forma de poupar nos seguros.



Antes de subscrever um seguro, não se esqueça de analisar muito bem as condições gerais do seguro, os riscos cobertos e as exclusões, as coberturas facultativas e as franquias. Anote todas as dúvidas que possuí, para perguntar ao seu mediador de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo