Como transformar uma paixão num negócio

Quantas pessoas podem dizer que adoram o que fazem? Muitos trabalham apenas para ter o dinheiro no final do mês, não retirando grande satisfação da sua atividade. E se pudesse transformar a sua paixão num negócio e viver desse rendimento? Seria fantástico, não concorda? Se tem uma paixão que gostaria de ver transformado num negócio, então conheça os passos que deve dar para o conseguir.



OS PASSOS QUE DEVE DAR PARA INICIAR UM NEGÓCIO PRÓPRIO

Antes de mais, por mais paixão que tenha por uma determinada atividade, é preciso conhecer bem todos os passos necessários para iniciar e manter um negócio próprio. De seguida poderá conhecer os vários passos essenciais para ter sucesso em transformar a sua paixão num negócio.


1 – Informar-se bem

Ninguém nasce ensinado, por isso não se preocupe se ainda se sente um pouco perdido na preparação do início do seu negócio. Não há nada como se informar e perguntar o que necessita de saber. Existe hoje muita informação disponível, bem como locais próprios de apoio ao empreendedor. Além disso, pode e deve usar a sua rede de contactos para ter acesso a pessoas familiarizadas com a área empresarial, aos quais pode pedir conselhos e orientação. Na maioria das vezes, as dicas recebidas de pessoas realmente no terreno são muito valiosas, com resultados concretos no seu sucesso.


2 – Planeamento

Não basta ter muita paixão e querer. É necessário planear bem como irá iniciar a sua empresa. A sua estrutura, como abordar o nicho de mercado, a produção (caso haja fabrico de um determinado produto), a angariação e construção de uma base de clientes, etc. Tudo isso deve ser pensado antes de levar avante o seu projeto. Planeie tudo com cuidado e atenção, para que a sua empresa tenha um funcionamento eficiente logo desde o início. O que não significa que não deve avaliar e reformular o que for necessário, numa base periódica.
Saiba mais sobre Como planear a criação de um negócio Aqui.


3 – Definir uma estratégia

Qualquer empresa tem de ter uma visão e uma estratégia para o futuro. Não se chega ao sucesso de um dia para o outro, e como tal, para o alcançar é necessário definir uma estratégia que o ajude a lá chegar. Por isso é igualmente importante rodear-se por pessoas que tenham a mesma visão e que o ajudem a operacionalizar essa estratégia.


4 – Gestão de expetativas

Ter um negócio não é algo fácil. Na realidade, a maioria das pessoas prefere a segurança de um salário. É importante saber gerir expetativas pois a única segurança que existe é a qualidade do seu trabalho e da sua empresa. Emocionalmente há dias melhores e dias piores, pois haverá meses mais positivos que outros. Além disso, na grande maioria das empresas, a contabilidade apenas se torna lucrativa ao fim de 1 a 2 anos. Mas a vantagem de transformar a paixão num negócio é que estará a fazer algo que adora, o que irá ajudar imenso, seja a nível motivacional, seja a nível da qualidade do serviço ou produto que oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo