Como funciona o Seguro de Saúde

O seguro de saúde permite-lhe de fazer frente aos riscos financeiros relativos ao seu estado de saúde. Como é sabido, a segurança social suporta apenas uma parte das despesas de saúde, em caso de doença. Para o resto, é o seu seguro de saúde que vai completar.

Os custos do seguro de saúde podem variar de acordo com diversos factores, tais como a idade do beneficiário, o seu regime social (ex: trabalhador por conta de outrem) e a taxa de reembolso para aqueles que têm tratamentos gerais, internamento, tratamentos de ótica, entre outros.

Não há nenhum seguro de saúde que cobre todas as despesas de saúde, por isso na hora de escolher o seguro, leia bem o contrato, para ter a certeza das coberturas estipuladas e os limites de capital acordados. Assim como as exclusões indicadas, pois este seguro não costuma cobrir os seguintes elementos:
– Doenças pré-existentes;
– Doenças profissionais e acidentes de trabalho;
– Perturbações resultantes do abuso de álcool ou drogas;
– Perturbações nervosas e doenças psiquiátricas;
– Exames gerais de saúde;
– Transplantes;
– Cirurgias e tratamentos de estética e plástica;
– Fecundação artificial;
– Lesões resultantes da participação em competições desportivas;
– Estadias em termas, lares, casas de repouso, centros de desintoxicação, centros de psiquiatria.

Em termos de pagamento, o seguro de saúde pode funcionar através do pagamento direto aos prestadores dos serviços de saúde dentro da rede de serviços médicos convencionada pela seguradora, ou através do reembolso, pela utilização de cuidados médicos fora desta rede. Ao recorrer os serviços da rede, o segurado só paga a parte da despesa que não se encontra coberta pelo seguro. O pagamento da outra parte do tratamento médico cabe a a companhia de seguros.

Na eventualidade da rede de prestadores disponibilizada pela seguradora não abranger certas áreas geográficas ou especialidades, o cliente pode optar por ser atendido fora da rede, pagando o serviço e pedindo posteriormente o reembolso junto da sua seguradora. As percentagens de comparticipação e os prazos de reembolso estão referenciados na apólice do seguro de saúde.

Para finalizar, deve também estar atento no que diz respeito ao período de carência (período que separa o início do seguro e a data de validação das suas coberturas e garantias), ou seja, é um período de espera, em que o segurado não pode usufruir das condições de cobertura disponibilizadas pelo seguro.

Conheça também as vantagens e desvantagens do Seguro de Saúde

Comentários

comments