Agências de rating

As agências de rating, são empresas que realizam avaliações sobre países, instituições, empresas, e atribuem notas de risco sobre a capacidade de pagarem as suas dívidas. Ou seja, avaliam se um país ou uma empresa está em boas ou más condições para pagar o dinheiro pedido na data acordada.

Os emitentes de dívida como títulos (obrigações) podem ser países, empresas, entidades para fins especiais, administrações locais, ou organizações sem fins lucrativos. Os títulos da dívida podem ser negociados no mercado secundário. As notas atribuídas pelas agências de rating levam em consideração a capacidade do devedor de pagar a sua dívida, e afetam de forma considerável as taxas de juros exigeidas pelo mercado.

Atualmente, existem três grandes agências de rating que são a Moody’s, a Fitch Ratings e a Standard & Poors. A canadiana DBRS é a quarta maior. A classificação atribuída não é idêntica para todas as agências de rating. Para a Moody´s a melhor classificação que um uma entidade pode receber é Aaa e a pior C. Enquanto para a Fitch e a Standard&Poor´s a melhor é AAA e a pior D. A escala, no mínimo, significa alta probabilidade de não pagamento das dívidas dentro do prazo acordado e, no topo, total capacidade de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo