7 formas de aumentar o seu rendimento sem ter que pedir um aumento

Apesar de a atribuição de um aumento do ordenado ser a melhor forma de incentivar e motivar um colaborador, existem outros benefícios que podem ser tão motivadores quanto um aumento de salário, tais como, ter acesso a formação, automóvel,, ou ter um seguro de saúde/vida oferecido pela entidade patronal. Conheça de seguida 7 formas alternativas de negociar com o seu chefe um aumento de benefícios:

1. Comissões

Se é vendedor, uma excelente alternativa em caso da empresa não estiver disposta a aumentar-lhe o seu salário base, é negociar com o seu chefe um aumento percentual das comissões de vendas. Ainda que a atribuição de comissões seja mais indicada para comerciais, também pode ser aplicada para funcionários que trabalhem com objetivos.

2. Automóvel

É uma prática comum as empresas disponibilizarem viatura aos colaboradores que passam muito tempo fora dos escritórios, em deslocações. Normalmente, também possibilitam que os trabalhadores utilizem os automóveis durante os fins-de-semana, o que permite poupar nos custos de transporte.

3. Seguros de saúde/vida

Atualmente, muitas empresas já oferecem seguros de saúde e de vida como benefícios aos seus colaboradores. Um seguro de vida permite assegurar que a família fica bem financeiramente caso lhe aconteça algum infortúnio. O seguro de saúde é geralmente extensível ao agregado familiar. Se ainda não tem, experimente dar esta sugestão à direcção da sua empresa como alternativa a um aumento de salário.

4. Formação

Se gostava de melhorar as suas competências ou adquirir novas qualificações, pode pedir ao seu empregador para lhe financiar um curso ou workshop. Isso demonstrará interesse da sua parte e é uma oportunidade para o empregador ver o seu potencial e entusiasmo. De acordo com a legislação em vigor, os trabalhadores têm direito a, pelo menos, 35 horas de formação contínua por ano.

5. Ginásio

Mais uma regalia que poderá pedir à empresa, é ter o acesso gratuito a ginásio. Trata-se de uma excelente forma da entidade empregadora oferecer-lhe um benefício tangível que poderia poupar-lhe dinheiro e pô-lo em forma. Procure saber se a empresa onde trabalha tem algum acordo com algum ginásio ou se pode vir a estabelecer.

6. Creche para os filhos

Ter os filhos numa creche, para além de ser bastante dispendioso, deixa os pais em stress constante, porque passam pouco tempo com as crianças ou porque têm de ir a correr para busca-las em caso de doença. Já para não falar de ter que andar sempre a correr e em stress todos os dias, para chegar a tempo de ir buscar os filhos à creche, Por isso, ainda que poucas empresas o façam, ter uma creche no local de trabalho pode melhorar a motivação dos colaboradores e originar menor absentismo.

7. Mais dias de férias

Para além dos 22 dias úteis de férias pagas previstas na Lei portuguesa, se a empresa não puder dar-lhe um aumento salarial, peça mais dias de férias à entidade empregadora sem que isso seja descontado nos dias de trabalho. O custo para o empregador é menor e um colaborador descansado costume ser mais produtivo e motivado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo