7 erros a evitar ao lançar o seu negócio

Lançar um negócio, seja como uma alternativa ao desemprego, ou o concretizar de um desejo pessoal que sempre existiu, todos os novos negócios procuram o mesmo: alcançar o sucesso.

Para que alcance o sucesso, necessita de planos, estratégia, financiamento e mercado. Mas sobretudo, de uma equipa motivada e focada. Seja qual for o objetivo, o caminho para o sucesso tem obstáculos e há alguns erros que os empreendedores não podem cometer.

Conheça de seguida 7 erros que podem arruinar o seu negócio:


1. Dispersar-se
É fundamental manter-se focado no que é o mais importante. Por isso, dedique o tempo disponível nos seus objetivos principais. O mais importante é manter-se fiel a sua estratégia, ao seu produto e ao seu mercado, evitando a tentação de fazer tudo o que lhe passa pela cabeça.

2. Descurar o tempo
Gere o tempo com sabedoria para cumprir os prazos e aumentar a produtividade da sua empresa. Se, por um lado, é importante trabalhar para atingir os objetivos, por outro, deve estar precavido para o inesperado. Por isso, o melhor é criar rotinas, planos e manter-se disciplinado.
Saiba como aumentar a produtividade no trabalho (AQUI)


3. Ignorar a concorrência
O empreendedor deve conhecer muito bem o mercado em que atua, para poder adiantar-se, inovar ou lucrar com as fraquezas dos concorrentes. Uma das melhores formas de alcançar o sucesso no seu setor de negócio, passa por saber como posicionar e como tirar partido das caraterísticas que diferenciam o seu negócio.


4. Não apostar na inovação
As pessoas gostam de novidades. Pelo que ao longo do tempo, é importante que não descure a capacidade de surpreender os seus clientes e parceiros, com novos serviços, produtos ou reformulação dos mesmos. Se não o fizer, depressa pode surgir um concorrente que vai fazê-lo por si, correndo assim o risco de arruinar o seu negócio.


5. Contratar as pessoas erradas
Opte por contratar colaboradores com perfis diversificados e capazes de se adaptarem a várias funções. Aposte em profissionais especializados em áreas vitais da empresa. Jamais contrate colaboradores que não se identificam com o projecto.
Saiba também quanto custa um trabalhador para uma empresa


6. Ter uma equipa desmotivada
Uma boa liderança reflecte-se em uma boa equipa. É verdade que para formar uma equipa de sucesso é preciso ter as competências técnicas, mas não descure o investimento nas competências pessoais. Saber motivar a sua equipa (e manter-se motivado) nas boas e nas más fases da empresa, é fundamental.

Criar uma cultura de trabalho na empresa, que permita que os colaboradores se exprimam e possam sentir-se à vontade com o seu líder, pode ajudar a encontrar soluções para os problemas.
Conheça algumas estratégias para motivar os seus colaboradores (AQUI).


7. Assumir que sabe tudo
Seja humilde e esteja disposto a aprender, principalmente com outros empreendedores mais experiêntes. Quanto mais aprende, mais apto estará a tomar decisões rápidas e a fazer ajustes no negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo