7 ideias para começar o seu negócio com poucos custos

Hoje em dia, é possível criar um negócio com poucos custos e obter bons resultados. Muitos empreendedores não percebem que existem muitas formas criativas de começar um projeto sem o pesado fardo de um empréstimo.

Iniciar o seu negócio em casa é a opção mais acertada, assim não tem qualquer risco associado e pode fazê-lo a tempo parcial ou mesmo a tempo inteiro. Por ser em casa tem as suas vantagens, desde logo, não necessita de pagar a renda do espaço, trata-se de um dos maiores custos de uma empresa. Poderá poupar também no combustível, porque não irá necessitar de se deslocar para o seu local de trabalho. Ter um negócio com baixos custos operacionais é essencial para a sua rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo.

Para escolher a melhor oportunidade de negócio, para aprender e ter sucesso a começar um negócio com poucos custos, implica algumas pesquisas. A ideia do seu negócio tem que ser uma solução pretendida pelos clientes para um problema concreto, e esse problema tem que despoletar um conjunto suficiente de pessoas a estarem dispostas a pagar pela solução.

Existem várias formas de descobrir uma ideia para o seu negócio. Pode começar por identificar problemas que você gostaria de ver resolvidos, ou perguntar a outras pessoas quais os problemas mais importantes que enfrentam. Pode também pegar uma ideia inovadora que já foi implementada com sucesso noutros países, ou mesmo pegar uma ideia que já foi aplicada cá, mas melhorá-la.

Faça a sua pesquisa de mercado e analise potenciais ideias de negócio que não envolvam grandes gastos. Conheça abaixo algumas ideias de negócio que implicam poucos ou nenhuns gastos:

1 – Vendas online

Adquira artigos em promoções, lojas em liquidação, ou em segunda mão e coloque-os à venda em sites de leilões, ou então, numa loja online própria. A alternativa é uma loja online com Drop Shipping, isso permite-lhe vender artigos sem ter stock físico.



2 – Criar um canal no Youtube

Há diversas formas de ganhar dinheiro no Youtube, especialmente se você souber como criar vídeos com conteúdos de qualidade e esteticamente agradáveis. A forma mais comum é ganhar dinheiro com visualizações dos vídeos publicados, através do Programa de Parcerias. Mas, só depois de ser aceite no programa, é que o Youtube vai poder monetizar os vídeos publicados, e isso só pode ocorrer quando o seu canal alcançar 1000 subscritores e 4000 horas de visualização dos vídeos.

Para além de ganhar dinheiro com visualizações, pode também lucrar com vídeos de conteúdos promocionais (digital influencer). Frequentemente, as marcas querem vender online para um público-alvo em específico, por isso, procuram influencers e celebridades que já têm uma certa popularidade dentro de um determinado nicho de mercado.


3 – Tradução

Domina fluentemente algum idioma estrangeiro? Então, pode oferecer-se para prestar serviços de tradução/intérprete às empresas. Atualmente existem muitas empresas e de diversos setores de negócio a precisar de colaboradores para traduzir ou fazer revisão de textos e para acompanhar os seus clientes.

O site Freelancer pode ser um bom começo para angariar clientes.


4 – Venda de comida para fora

Se gosta de cozinhar, pode começar por confecionar jantares e entregar os seus serviços às pessoas que não têm tempo para cozinhar. Para impulsionar o seu negócio, vá até as grandes empresas na hora de almoço e ofereça pequenas amostras da sua comida, juntamente com os seus cartões. Se gostarem da sua comida, o seu negócio vai crescer num instante.

Pode fazer cartões de visita em qualquer loja de impressão na sua zona ou fazer um pedido online numa loja como 360Imprimir.

5 – Negócios relacionados com aniversários

Se gosta de trabalhos manuais, pode fazer presentes de aniversário personalizados. Fazer bolos e salgados caseiros, indicado para quem gosta de cozinhar. Para quem gosta de lidar e tomar conta de crianças pode entrar num negócio com imenso potencial e baixo investimento, aluguer de insufláveis.

As redes sociais podem ser um bom auxiliar na promoção dos seus produtos, crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram.

6 – Serviços de limpezas domésticas

Basta apenas um balde, uma esfregona, uns panos e com muito trabalho e sentido de responsabilidade, para iniciar o seu negócio em limpezas domésticas e de escritórios.

Pode anunciar o seu serviço de limpezas na plataforma Zaask ou pedir os amigos para ajudar na divulgação.

7 – Cuidar de animais domésticos

Muitas pessoas não têm tempo necessário para cuidar dos seus animais domésticos, dar-lhes banho, cortar-lhes as unhas e até passear com eles. Para promover o seu negócio, deixe os seus cartões de negócio em clínicas veterinárias e explique que vai às casas dos clientes para cuidar dos seus animais domésticos.

Para quem gosta de conviver com os animais será obviamente um negócio muito interessante. Todas as dicas para as ideias de negócios anteriores aplicam-se aqui também, um bom site de apresentação/página nas redes sociais ou um cartão de visita apelativo são obviamente bons instrumentos para ganhar a concorrência.

Agora que já conhece algumas ideias de negócio com poucos custos, faça dos seus sonhos de ter um pequeno negócio uma realidade. Pode aprender a criar um negócio com pouquíssimo dinheiro pela redução de custos e despesas operacionais. Use a Internet para divulgar os seus produtos ou serviços, pois atualmente uma boa parte da população está confortável em fazer compras e a adquirir serviços via internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo