7 formas de trabalhar como freelancer

Em tempos de crise, trabalhar como freelancer pode ser uma boa alternativa para manter uma fonte de rendimento. Há cada vez mais empresas a recorrerem aos serviços de outsourcing, o que aumenta a oferta no que se refere a oportunidades de trabalhos esporádicos para freelancers. Só tem que estar atento as oportunidades e procurar as que mais se adequam às suas competências. Neste artigo, vou mencionar algumas sugestões de trabalhos por conta própria, sem deixar de sublinhar que o sucesso está em dedicar-se no que mais gosta de fazer.

No entanto, para ser bem sucedido no mundo do trabalho como freelancer, tem que criar uma marca diferenciadora, e comunicar claramente a sua proposta de venda. Crie um site/ blog e contas nas redes sociais, para que os seus potenciais clientes vejam aquilo que lhe destaca. Pode também construir um portfólio e utilizar o testemunho de clientes satisfeitos com os seus trabalhos anteriores. Quando tiver um bom portfólio e bons testemunhos sobre o seu trabalho, pode começar a fazer contatos com os seus potenciais clientes, e o Google é uma excelente ferramenta para o fazer.

Eis alguns exemplos de trabalhos possíveis em regime freelancer:
1. Criador de conteúdos / escritor – Com a proliferação de sites na internet, há sempre necessidade de conteúdos. Por isso, se é bom com as palavras, uma boa opção é escrever artigos para blogs e sites. Existem inúmeros portais onde pessoas e empresas procuram freelancers para escrever sobre os mais variados temas. Pode começar por ter um blog próprio e assim terá um portefólio online para promover o seu trabalho.

2. Tradutor – Fazer traduções é também uma excelente forma de trabalhar como freelancer. São muitos os anúncios na internet a solicitar profissionais, em regime de prestação de serviços, para fazer traduções pontuais, desde trabalhos de escola a do emprego, e desde artigos a livros.

3. Designer – Para um designer freelancer, a construção de um portefólio torna-se ainda mais importante, para poder mostrar aquilo de que são capazes. Se o divulgar, certamente o vão procurar para trabalhos. Até pode começar por pequenos trabalhos, como a elaboração de um anúncio, mas depressa começa a dar frutos com trabalhos de maior envergadura.

4. Explicador/professor – Se domina um idioma ou alguma outra disciplina e sabe ensiná-la, uma boa opção é oferecer explicações aos estudantes. Uma outra alternativa passa por gravar alguns vídeos de explicações e publicá-los no Youtube, podendo assim obter algum rendimento através da publicidade.

5. Fotógrafo – Ser freelancer na área da fotografia é outra das opções possíveis. Pode fornecer serviços como fotógrafo para as agências imobiliárias ou colaborar na reportagem fotográfica de eventos.

6. Guia turístico – Coloque a sua paixão pelo país ou pela cidade onde vive ao serviço de quem está de visita. Para ganhar algum dinheiro extra, vista o papel de guia turístico apoiando os grupos que por cá passam. Seja todo o ano ou apenas na chamada época alta.

7. Lojas virtuais – Pode vender produtos criados por si ou então revender produtos de terceiros. Construa uma loja virtual para divulgar o seu produto. Para ter sucesso, precisará de ter prazos de entrega competitivos. Muitas vezes este fator é mais relevante do que o preço.
Conheça algumas dicas para construir uma loja online de sucesso (AQUI)

Agora que já conhece algumas formas de ganhar dinheiro como freelancer, pode começar a planear o seu negócio. No começo, provavelmente, não vai ter uma clientela garantida, a dica é encarar esta atividade como um rendimento extra,

Leia também
como planear a criação de um negócio
5 sites para quem quer ser freelancer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo