7 formas de aumentar a produtividade no trabalho

Produzir mais é o objetivo de qualquer trabalhador, seja como empregado ou dono do próprio negócio. Trabalhar muito não é sinónimo de ser produtivo. Ser produtivo equivale a “produzir mais no mesmo ou em menos tempo”. Ao adoptar alguns comportamentos vai permitir que o dia seja mais produtivo do que o normal, realizando as atividades da empresa não apenas respeitando os prazos, mas também com qualidade.

Atualmente, por um lado,, as diversas ferramentas tecnológicas existentes, tornam a execução das tarefas muito mais eficiente, aumentando assim a sua produtividade. Por outro lado, essas mesmas ferramentas acabam por ser muitas vezes algumas das principais inimigas para quem quer ser mais produtivo – as distrações da internet, do telemóvel, somadas a maus hábitos, minam qualquer chance de melhorar a produtividade no nosso trabalho. No entanto, aumentar a produtividade no trabalho está longe de ser algo impossível, e também não é preciso vivermos apenas em função do trabalho para alcançá-la. Veja abaixo alguns passos que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho:

1. Não perca demasiado tempo a planear o dia
É importante não perder muito tempo a planear o dia. Comece logo a executar as tarefas em vez de as adiar para uma determinada altura. O mesmo se aplica a reuniões, um verdadeiro obstáculo da produtividade. Tente diminuir a extensão das reuniões, centrando-se naquilo que realmente interessa.

2. Anote as informações
Anote numa folha ou no bloco de notas do computador o que é preciso fazer. Não deixe tudo na sua memória. Ela pode falhar nos momentos mais importantes.

3. Controle o tempo de trabalho e descanso
Um profissional produtivo não é aquele que cola o rosto no monitor, leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as tarefas. Este tipo de atitude apenas faz diminuir a produtividade, e traz até problemas de saúde., por isso, é importante controlar o tempo no trabalho. Os especialistas recomendam pausas de 5 a 10 minutos por cada hora e meia de trabalho. As atividades não devem ser exaustivas, por isso, quando perceber que não consegue continuar mais, faça uma pausa, para que possa aliviar o stress e recarregar as baterias.

4. Internet, telemóveis e afins
Uma das maiores formas de procrastinar no trabalho é aceder às suas contas nas redes sociais e outros sites de notícias, humor, entre outros. Por exemplo, tem noção do tempo que perde a descer pela página do Facebook e a verificar as atualizações dos seus amigos? Por isso, se quer mesmo aumentar a sua produtividade no trabalho, comece nas configurações desses serviços, desativando as notificações por telemóvel, ou mesmo desligá-lo durante uma atividade que exige uma maior concentração.

Estipule horários para aceder aos seus perfis na internet. Com alguma disciplina e vontade, você verá que é mais fácil do que parece e vai trazer ganhos reais à sua produtividade.

5. Deixe de ver todos os emails
A caixa de correio eletrónico também ocupa bastante tempo de trabalho. Se o seu trabalho exige a verificação do email constantemente, separe o “trigo do joio”, para melhorar a eficiência da comunicação via eletrónica. Se o seu trabalho não exige a constante verificação do email, estipule um horário para acedê-lo.

6. Pare para pensar
Não diga “sim” a todos os pedidos que lhe fazem. Se lhe fizerem um pedido por telefone ou verbalmente, diga sempre que vai ver a situação e que responde em breve. Não se meta em trabalhos demorados que não são urgentes. Saiba definir as suas prioridades.

7. Não seja perfecionista
Não tente fazer o trabalho perfeito, porque isso demora muito tempo e negligencia a qualidade das outras tarefas a fazer. Mais importante do que fazer muito bem, é fazer muito e bem.

Agora que já conhece as dicas para melhorar a produtividade no trabalho, está na hora de passar a teoria à prática e aplicar o que leu, no seu local de trabalho.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *