7 passos para conseguir um empréstimo

Atualmente conseguir um crédito já não é uma tarefa tão simples como era no passado. Como conseguir um empréstimo tornou-se num desafio autêntico, sobretudo para pessoas com problemas financeiros. Contudo, seguindo algumas regras, um crédito para comprar casa ou carro pode estar mais perto do que se espera.

Conheça abaixo 7 passos para conseguir um crédito bancário

Histórico – Para verificar o cadastro do cliente, a instituição financeira recorre, entre outros registos, à base de dados da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal. Portanto, se tiver o cadastro limpo no Banco de Portugal, tem mais facilidade em conseguir um crédito. Em alguns casos, os problemas bancários são unicamente relativos a um determinado banco, mudando de instituição financeira consegue-se contrair um novo crédito.

Taxa de Esforço – Corresponde à percentagem do rendimento familiar mensal destinada ao pagamento das prestações de empréstimos. As prestações dos créditos não devem ser superiores a 40% do rendimento familiar mensal. Ao apresentar uma taxa de esforço baixa, aumenta também as possibilidades de conseguir um empréstimo.

Situação profissional – O cargo que ocupa na empresa e a sua estabilidade profissional são dados igualmente importantes na hora de contrair um empréstimo. Naturalmente, quanto mais estável for o seu emprego, melhores serão as suas hipóteses de conseguir um empréstimo.

Envolvimento – Quanto maior o envolvimento do cliente com o banco em questão, mais fácil será o seu acesso a um crédito junto dessa instituição financeira. Quem tiver vários produtos financeiros contratados nesse mesmo banco, pode até conseguir um spread mais baixo para o crédito.

Valor do património – Um bom património por parte do cliente é a garantia usada pelo banco para conseguir recuperar o valor em dívida, caso o cliente deixe de pagar as suas prestações. Por isso, se tiver um bom património, é meio caminho andado para ver o crédito aprovado pelo banco.

Fiador – A estabilidade económica do cliente pode não ser suficiente para contrair o crédito junto do banco. Para conseguir uma garantia mais consistente, passa por apresentar um fiador.

Entrada – Se possuir algum capital para dar de “entrada” ao banco, na compra de casa ou carro, encontra-se numa condição vantajosa para conseguir um empréstimo..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo