11 dicas para o primeiro dia no novo emprego

Depois de receber a boa notícia que foi contratado para a vaga ambicionada, está na altura de pôr mãos à obra. É preciso preparar-se bem para causar uma boa impressão no seu primeiro dia no novo emprego. Conheça abaixo 11 dicas para ter em conta no primeiro dia de trabalho:

Estabelecer horários antecipadamente – A primeira semana no novo emprego costume ser cansativa. Muita informação, novidades, novas rotinas e novos trajetos. O ideal é criar uma rotina de horários uma semana antes de começar, para que possa descansar e estar a 100% no seu primeiro dia.

Estar calmo – Já conseguiu o emprego, então não há nenhuma razão para estar preocupado. Ninguém está a espera que saiba tudo no seu primeiro dia. Preocupe-se apenas em mostrar-se interessado nas suas novas funções.

Conhecer o trajeto – Se mora relativamente próximo do seu local de trabalho, o trajeto não será um problema. Mas se mora longe, faça o trajeto antes do primeiro dia, para evitar surpresas e atrasos.

Conhecer a empresa – Antes de começar, não se esqueça de pesquisar sobre algumas informações básicas sobre a empresa, tais como quais os negócios da empresa, quando começou, o ramo da atividade, quais os seus produtos de sucesso e quais os seus maiores concorrentes. Além disso, também é importante tentar compreender as responsabilidades inerentes a sua função.

Vestir-se bem – Procure vestir-se como se estivesse a ir para a sua primeira entrevista de emprego, porque também é fundamental ter uma boa apresentação para impressionar. Com o tempo e depois de observar melhor os seus colegas, vai adaptar-se ao dress code da empresa.

Ter confiança – Adote uma boa atitude e postura, mostrando-se que está preparado para trabalhar. Uma boa forma de o fazer é ser você a apresentar-se aos colegas com os quais se cruza sem receios.

Tirar algumas notas – No primeiro dia de trabalho, irá aprender bastante, por isso é fundamental ter um bloco e uma caneta à mão, para tirar algumas notas. Se tiver dúvidas, não tenha medo de perguntar e mostre-se interessado.

Organizar bem o tempo – Demonstre a preocupação e a capacidade de organização. Aprenda logo a gerir as suas prioridades.

Mostrar o entusiasmo – Se quere impressionar e fazer amizades no seu novo emprego, é importante que se mostra empolgado. Evite os comentários negativos sobre as tarefas, concentrando-se no que tem a fazer e mantenha um bom relacionamento com a sua equipa.

Oferecer ajuda – Pergunte aos seus colegas de que forma os pode ajudar nas suas tarefas. Mas não se esqueça de realizar as suas próprias tarefas. Com esta atitude vai mostrar que é alguém disponível e disposto a ajudar.

Falar menos e ouvir mais – Se puder, evite oferecer de imediato as suas ideias. Ouça primeiro o que seus colegas e superiores têm a dizer. Assim, vai mostrar que respeita os profissionais com quem trabalha e vai lhe ajudar a entender a dinâmica da equipa. Se agir depois de analisar as opiniões de todos, será mais fácil oferecer ideias valiosas.

Comentários

comments

Publicado por

Kike Yin

Licenciado em Economia Profissional no sector dos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *