8 dicas para poupar dinheiro

Os efeitos devastadores da crise vieram relembrar os Portugueses da importância do desenvolvimento de uma boa estratégia de poupança. Numa época em que uma boa percentagem da população se encontra a experienciar sérios problemas financeiros, é cada vez mais imprescindível valorizar a adoção de medidas que ajudem a prevenir desastres financeiros irreversíveis. Felizmente, através da reeducação de alguns hábitos é perfeitamente possível atingir esse objetivo e começar a poupar quantias bastante significativas de dinheiro. Eis algumas medidas que poderá adotar para atingir esse objetivo:

Tome nota de todas as suas despesas

Ainda que isto se possa revelar entediante e trabalhoso, tomar nota de todas as suas despesas ajudá-lo-á a determinar se está ou não a gastar dinheiro desnecessariamente. Para tal, deverá guardar os talões de tudo aquilo que compra, bem como anotar todos os gastos diários que tiver.

Evite comer fora

Sempre que houver a possibilidade, tente tomar as suas refeições em casa. Levar um tupperware para o trabalho com comida feita em casa, bem como ter sempre consigo algumas peças de frutas e snacks, como é o caso de bolachas, poderá, também, revelar-se extremamente útil para a poupança de dinheiro.

Aproveite os cupões dos supermercados

É com frequência que as mais diversas cadeias de hipermercados disponibilizam cupões de desconto aos seus clientes, que permitem adquirir determinados produtos a preço significativamente mais baixos do que o normal. Se os hipermercados onde costuma fazer compras disponibilizam esta oportunidade, então não deverá deixar de usufruir dela.

Evite comprar água engarrafada

Ao comprar água engarrafada está a perder uma oportunidade única de poupar dinheiro, uma vez que a utilização de água da torneira tende a revelar-se uma alternativa muito mais económica. Se está preocupado com os efeitos nocivos que a água da torneira poderá ter na sua saúde, então aconselha-se a que compre um filtro de água em jarra. O investimento será rapidamente recuperado e, a partir daí, será só poupar.

Preste atenção à utilização de água

Adote todas as medidas possíveis para poupar água. Coloque uma garrafa de plástico de litro e meio dentro do autoclismo para poupar em cada descarga. Da mesma forma, sempre que cozinhar, tente reutilizar a água. A água onde cozer, por exemplo, os legumes, deverá também ser utilizada para a cozedura dos restantes ingredientes.

Poupe na eletricidade

É frequente os eletrodomésticos ficarem ligados à corrente até mesmo quando não estão a ser utilizados. Ao perder esse hábito, estará automaticamente a gastar menos energia e, consequentemente, a poupar dinheiro. Deverá, também, certificar-se de que só acenderá luzes quando for realmente necessário. Ao fazê-lo, poderá acabar por poupar centenas de euros por ano.

Faça compras através da internet

Ao utilizar a internet poderá, muitas vezes, encontrar determinados produtos a preços muito mais baratos. Assim sendo, sempre que precisar de comprar algo, investigue bem se há ou não a possibilidade de adquirir o objeto desejado por um preço mais barato, através da internet.

Adquira um bom plano de TV, internet e voz

Cada vez maior é número de planos disponíveis no mercado que lhe permitem usufruir de um serviço de telemóvel, telefone fixo, televisão e internet por preços altamente aliciantes. Se tende a gastar muito por mês em chamadas de telemóvel, talvez seja uma boa ideia começar a informar-se dos planos atualmente existentes. Em muitos casos, é possível poupar imenso através de planos que englobam uma grande variedade de serviços

Comentários

comments

Um pensamento em “8 dicas para poupar dinheiro”

  1. Antes de comecar a poupar qualquer quantia, e necessario poupar as dividas. Some todos os parcelamentos e identifique quanto tempo sera necessario para se livrar das contas. Vale ressaltar que durante essa analise nao se deve incluir as despesas fixas do mes, como telefone, supermercado, agua e luz, a nao ser que elas estejam atrasadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *